04-11-2018 Isérables - Les Crêtaux - Pra da Dzeu - Lac de Tracouet - Dent de Nendaz(2462m) - Cabane de Balavaud - Les Prarions, Valais, Suisse

Ficha técnica:
Tipo - circular
Cotação - T3
Caminhada efectiva - 6h30m

Para este Domingo começamos a caminhar em Isérables(1105m), o trilho começa extremamente inclinado rumo a Les Crêteaux(1462m), onde a Xarah fez novos amigos, continuamos rumo à Bisse de Saxon, subimos por um estradão e pouco depois passamos em Pra da Dzeu, zona com um pequeno lago e uma zona recreativa bastante simpática rodeada de velhas árvores e onde encontramos a Bisse de Saxon.
Deste ponto continuamos pela aresta para NE, passamos em Croix de Jean Pierre num trilho de pé posto pelo interior de uma antiga floresta, entretanto chegamos às pistas de ski, continuamos para o Lac de Tracouet, zona de teleférico, o lago já se encontra gelado e a neve marcava presença, seguimos então para a subida final rumo ao Dent de Nendaz(2462m) subindo pela aresta Oeste, nesta parte contávamos com acumulações de neve na ordem dos 20/25cm, impecável.
Assim que passávamos para o lado Sul já havia muito menos neve, com 2h50m de caminhada chegávamos ao pico do Dent de Nendaz de onde se tem uma bela vista para o vale do Rhône, ficámos por ali uns 20 minutos e retomámos a caminhada, regressámos ao lago de Tracouet pelo mesmo caminho e deste ponto flectimos para Sul rumo à Cabana de Balavaux, zona de árvores enormes, descemos para Les Prarions e depois descemos para Isérables entre estradões e trilhos de pé posto, já de noite regressávamos ao local de partida desta simpática caminhada.