17-02-2019 Aminona - La Tiéche - Les Outannes - Schwarzhorn(3100m), ski-rando, Valais, Suisse

texto e fotografias: Xavier


ficha técnica:
Distância - 24,72km
Subida total - 1802m
Descida total - 1802m
Altitude Max - 3100m
Altitude min - 1515m
Tipo - parcialmente circular
Caminhada efectiva - 4h15min
descida a skis - 1h20min
track: aqui


video do dia

O bom tempo está definitivamente instalado na Suíça, mais um Domingo que se apresentou com Sol de manhã à noite, pesquisei e escolhi algo grande e pouco sujeito a avalanches.
Já tinha subido ao Schwarzhorn(3105m) durante a época de Verão, já sabia que as vistas desde o pico são algo de colossal.
Cheguei a Aminona, perto de Crans-Montana, às 9 da manhã, começo por ir em direcção a La Tièche, passo o Rio continuo rumo ao vale Les Outannes onde já havia várias avalanches, continuo pelo comprido vale, passo ao lado do Col de la Roue e continuo para o Schwarzhorn, onde cheguei com 4h15m desde que deixei o carro, é um percurso extremamente longo, estava um calor anormal para um mês de fevereiro, situação que se arrastava à mais de uma semana. 
O panorama desde o pico do Schwarzhorn(3105m) é ao nível do melhor por onde já andei no cantão do Valais, as vistas são impressionantes, desde o colo do Simplon a Este até ao Monte Branco a Oeste, são visíveis desde o pico dezenas de 4000 dos Alpes.
Almocei por ali e iniciei a descida, aproveitei para testar o drone DJI Mavic Air mas afinal o telecomando e o telefone não podem estar bloqueados, significa que para que o drone me seguisse tinha que descer com o comando na mão o que é impensável, fiquei muito desiludido com o drone, acima de tudo queria algo que me seguisse enquanto descia a skis, fiquei tão desiludido que no dia seguinte fui entregá-lo à loja, o que é pena, a nível de tamanho e espaço ocupado no saco é bastante correcto.
Desci até próximo do Col de la Roue, onde voltei a meter as peles e subir 200m de desnível para atingir o Col de la Roue, levava neste momento um desnível positivo de 1800m, o que faz com que seja uma saída “poderosa”!
Chegado ao Col de la Roue voltei a tirar as peles, a neve já estava sopa, já eram umas 3 da tarde, a descida é porreira até La Tièche, depois tem uma secção plana onde é preciso progredir com a ajuda dos bastões, seguiu-se a descida pela pista até ao local de início, terminando assim mais um belo fim de semana.
Alguns registos
Bishorn, Weisshorn, ZinalRothorn, Ober Gabelhorn e Dent Blanche















La Tièche










Les Outannes

Col de la Roue
Mont Bonvin ao centro





Trubelstock
Schwarzhorn

panorama N

panorama E


panorama S

panorama O


Steghorn
Altels, Rinderhorn e Balmhorn
Bietschhorn

montanhas de Mischabel
Bishorn, Weisshorn, ZinalRothorn, Ober Gabelhorn, Matterhorn e Dent Blanche
Grand Combin à direita
Monte Branco
Wildstrubel


no Col de la Roue



Col de la Roue

Sem comentários:

Enviar um comentário