18e19-08-2012 Pitões das Júnias - Fonte Fria - Nevosa - Carris - Messe - Teixeira - Vila do Gerês, Serra do Gerês, PNPG

Neste fim de semana fizemos uma travessia na Serra do Gerês, partimos de Pitões das Júnias ao nascer do sol e seguimos rumo NW em direcção à Fonte Fria, após um pouco de asfalto e estradão florestal passamos o Ribeiro das Aveleiras e seguiu-se uma subida em caminho lajeado, pouco depois temos a Fraga de Brazalite à frente, contornamos pelo lado esquerdo a Fraga e a Roca Sendeia pelo lado direito, enquanto a Fonte Fria ia ficando para trás passamos no Curral das Bestas e seguimos toda aquela cumeada até próximo da Ourela dos Rubios, rumo SW sempre próximos dos marcos fronteiriços, na Ourela uma e outra subida mais puxada e a Nevosa estava à vista, mais uma descida e uma acentuada subida final até chegar ao sopé da Nevosa, dar um descanso aos ombros e contemplar as vistas. Dali aos Carris foi pulo, passagem em Lamas de Homem, numa antiga estação metereológica e próximo do Alto de Cidadelhe rumo aos Prados da Messe onde terminou o dia. O dia seguinte acordou manhoso, nuvens baixas não me deixaram assistir ao aparecer do Sol por detrás da zona da Torrinheira, ainda subi às Albas cedinho, mas nada. entretanto no fundo vale entre Carris de Maceira e as Albas mais um numeroso grupo de cabras, descida até à Messe e segunda ronda do pequeno almoço, seguiu-se Prado do Conho, Lomba do Pau, Lamas de Borrageiro, Chã da Fonte, Freza, descida ao Vale Teixeira, passagem no Camalhão e chapinhanço na Teixeira, e que boa que a água estava. Depois do devido relax apontamos à Lomba do Vidoeiro e descemos até à Vila do Gerês pelo PR Trilho dos Currais, primeiro em estradão florestal e depois num belo caminho rodeado de medronheiros. Pouco depois chegávamos à Vila perfazendo um total de 39km. Um abraço aos companheiros. Alguns registos.
Bolas de Berlim da padaria de Pitões

um zoom ao Prado Seco
marcos fronteiriços

parece um cão
a Xarah tal como nós tivemos sorte com a água, havia em abundância