01-12-2012 Portela do Homem - Cruz do Pinheiro - Encosta do Sol - Teixo - Vale do Homem, Trilho da Cumeada, PNPG

A última semana de Novembro trouxe a neve de volta aos píncaros geresianos, no Sábado a cota de neve situava-se acima dos 1250m, em algumas partes com 10/20cm, o céu encontrava-se carregado com nuvens baixas, de vez em quando apareciam umas abertas, aí a luz dava um outro encanto ao cenário. Questionei-me que percurso fazer com neve, a primeira ideia foi logo o Trilho da Cumeada,a meu ver, um dos, senão mesmo o mais espetacular percurso de todo o parque nacional. Saímos da Portela do Homem e pouco antes de chegar à Cascata de S. Miguel seguimos por um caminho que sai à esquerda que trepa a encosta, assim que a dobramos começam a multiplicar-se as perspectivas para o Vale do Homem, aí já era possível ver que seguramente iríamos encontrar neve, contínuamos a subir rumo à Cruz do Pinheiro, a partir daqui as oscilações em altitude são poucas, há que atravessar algumas corgas mas nada de relevante, por vezes vamos à beira da cumeada da Encosta do Sol, outras um pouco mais pelo interior, houve partes em que se podia apreciar as vistas, outras em que não se via nada. Antes de chegar à neve avistámos um numeroso grupo de cabras, como sempre, muito próximas das paredes escarpadas, graças à máquina do Filipe ainda ficaram alguns registos. As partes em que o percurso segue próximo do Vale do Homem são de um impacto visual brutal, mesmo para quem já fez o percurso várias vezes. Antes de chegarmos à zona da Laje do Sino optámos por descer para o Teixo, já era hora de almoço, estávamos molhados e se seguíssemos para a Amoreira íamos ficar ainda pior. A descida para o Teixo fez-se bem e atravessar o Corgo dos Salgueiros da Amoreira foi pacífico, assim como atravessar o jovem Rio Homem. O almoço foi no Modorno com tempo para fazer um timelapse que ficou espetacular, sendo que o verdadeiro timelapse faz-se com fotografias, eu limito-me a tirar um vídeo e acelerá-lo. Alguns registos deste belo dia

Vale do Homem

Rio Homem

desde o Modorno
Timelapse
bode na cumeada a controlar o esquema