05-01-2013 Padrão - Branda do Furado - Branda de Real - Chã dos Poços - Castelo do Pedrinho - S. Bráz - Cerca, Serra da Peneda

Acontece por vezes que os nomes que constam nas cartas militares são estranhos para os residentes, este fim de semana tivemos novamente a oportunidade de confirmar isso. Várias pessoas em Padrão e Porta Cova com quem falámos, os nomes Alto da Peneda ou Chã da Cruz não lhes era familiar, denominam esses dois locais como Castelo do Pedrinho e S. Bráz respectivamente.
Desta vez saímos de Padrão(520m), rumamos a Porta Cova(520m) e subimos até à Branda do Furado(950m) contornando toda a encosta pelas marcações da GR(Travessia Serras Peneda-Soajo) e PR(Trilho do Glaciar do Alto Vez), repasto no Furado junto à fonte que estranhamente não corria e continuamos pela GR até à Branda de Real(1060m), desta branda subimos na direcção OE até próximo do Alto da Preguiça, antes de o atingir seguimos Sul subindo a encosta, passamos numa tal de Chã dos Poços(1350m) pertencente às gentes de Tangil, foi um abrigo disfarçado na vegetação que vimos nessa chã que me fez perguntar o nome daquela zona, passada esta chã restava pouco para chegar ao Castelo do Pedrinho(1374m)(em outras ocasiões descrito como Alto da Peneda), na carta militar menciona bem próximo do Alto da Peneda o Pedrinho. Contemplámos as vistas desde aquele ponto e continuamos para Sul no rumo de umas "alminhas"(S. Bráz)(1290m) até encontrar o estradão, poucos minutos depois chegávamos à casa dos caçadores na Cerca(1235m). Subimos a um pequeno monte a OE do abrigo e apreciámos o Sol a despedir-se de mais um dia. Dia fabuloso para caminhar e as cores do final de dia estavam brutais, ficou interessante o lapso temporal do Sol, é o possível com o que se têm. Alguns registos do Sábado.
percurso do f-d-s
Padrão

Porta Cova
Porta Cova para trás

só em casa é que me apercebi que ali existe um fojo