01-05-2013 Peneda - Calçada da Quelha Escura - Pena Calva - Fraga das Pastorinhas - Curro da Velha - Salgueiral, Serra da Peneda, PNPG

Partimos do Santuário da Sra. da Peneda aos 675m continuamos pela estrada até à saída para Lamas de Mouro, aí passamos o Rio da Peneda na ponte e subimos logo para Sudeste ao lado das primeiras casas que encontramos, 500m depois alcançávamos a calçada da quelha escura, a qual seguimos por 1km até próximo da Branda da Felgueira Ruiva, antes de chegar a esta branda, onde passaríamos no regresso, flectimos para Sul, direcção que manteríamos até passar na Fraga das Pastorinhas, antes de lá chegar passamos pelo canto do corno aqui mencionado, junto do Rio Armada e sempre próximo da fronteira concelhia até Pereirinha, altura em que nos aproximamos do vale para contemplar as vistas, por muito próximo do vale que queiramos andar há alturas em que o melhor é mesmo seguir as mariolas que seguem um pouco mais pelo interior até próximo do Pena Calva(990m), deste gigante penedo granítico até à Fraga das Pastorinhas(900m) é um pulo com cerca de 8km desde a Peneda, entretanto recuámos um pouco e encontrámos um sítio abrigado para tratar do tacho. Barriga recomposta continuamos para Este, atravessamos facilmente a corga à nossa frente e começamos a flectir primeiramente para Norte e depois para Nordeste, passamos, julgo eu, no Curral Dianteiro, onde vimos 2 javalis a escapar-se entre a vegetação, passamos na Anta e 4km depois do almoço passávamos no Chão da Roca(1020m) e logo de seguida no Curro da Velha(1010m) onde trocámos duas de treta com um residente, fica sempre tanta coisa por ouvir. Prosseguimos pelo trilho do Curro da Velha por breves minutos, quando este começa a descer para Este saímos à esquerda próximo de um outro cercado e apontamos para Noroeste rumo a Salgueiral, pouco depois passávamos na Branda da Felgueira Ruiva onde um grupo de cavalos incluindo 2 pequenos poldros dominavam o cenário. No regresso ao santuário descemos pelo mesmo caminho tendo seguido a calçada até à estrada. Um dia bem passado em boa companhia, aproveito para deixar um abraço à malta com quem caminhámos. Total de 17km neste percurso maioritariamente circular. Alguns registos deste dia nublado.
percurso

Alto de Quéguas
Mistura das águas

Louriça tapada pelo nevoeiro

será nesta zona o Curral Dianteiro!?

nesta zona a carta marca Anta

sempre que aqui passo não resisto a fotografar este carvalho

Chão da Roca

Curro da Velha

trilho do curro da velha

próximo a Salgueiral

Branda da Felgueira Ruiva

chega-lhe!

já na descida para a Peneda