19-06-2013 Camping Le Pontet - Col du Bonhomme - Col de la Croix - Refuge de La croix du Bonhomme, TOUR DU MONT BLANC, França

ETAPA 4

Nesta etapa percorremos todo o vale de Montjoie, passamos em 2 colos próximos dos 2500m e terminámos a caminhada pouco depois da hora de almoço no refuge de la Croix du Bonhomme.
Partimos do camping Le Pontet (1180m) para Sul, poucos minutos depois passamos na Capela Notre-Dame de la Gorge onde começamos a subir rumo ao Col du Bonhomme a umas boas 4horas de distância, até lá chegar passamos no refuge Nant-Borant(1460m) e no refuge de La Balme(1706m) onde parámos para um reforço matinal. 
A partir daqui o trilho passa a ser um carreiro e a neve começa a aparecer, ao chegar a uma grande chã chamada Plan Jovet, mesmo no trilho um buracão no gelo e o rio a correr violentamente por baixo colocou-nos em sentido, passámos com uma boa margem de distância e um de cada vez, como em várias outras ocasiões durante o dia. Após passar pela chã continuamos a subir até um outro "patamar" onde víamos de perto o Col du Bonhomme, tinha muito bom aspecto a subida, à medida que nos íamos aproximando do colo aquela ansiedade do "mundo novo" crescia, já a meteorologia que tinha aspecto de chuvada acabou por melhorar temporariamente e ficámos no Col du Bonhomme(2329m) uma boa meia hora a usufruir das vistas. 
Seguiu-se uma pequena subida onde a inclinação era bem maior, caminhámos com bastante espaço entre nós e sem facilitismos até ao Col de La Croix du Bonhomme(2479m). Chegados a este último colo é possível ver o refúgio(2443m) que fica logo a 5min. num sítio magnífico, local de passagem também da GR5 que nos despertou muito interesse. 
Tinhamos em mente descer até Les Chapieux, acabámos por fazer companhia ao amigo escocês e pernoitar ali, contrariando as previsões de chuva para o final do dia, a tarde trouxe um céu cada vez menos nublado. Foi uma tarde para usufruir das vistas deste belo refúgio e para conviver.
Alguns registos...  
Camping Le Pontet


Notre-Dame de la Gorge

ponte natural
ponte natural
esta não


Refuge Nant-Borant
Aiguille de la Pennaz e o colo de Bonhomme à esquerda




Refuge de la Balme
Refuge de la Balme
360 La Balme


Aiguille de la Pennaz
não dá para ter essa noção, mas esta parte metia respeito
mesmo!
Plan Jovet
360 Plan Jovet




Col du Bonhomme


ibex
Col du Bonhomme

quase no colo




360 Col du Bonhomme
Col du Bonhomme

Col du Bonhomme




parte manhosa





esta vai merecer um quadro
Col de La Croix du Bonhomme
nós por lá

Col de La Croix du Bonhomme

Refuge de La Croix du Bonhomme



Free Tibet!











360 próximo do refúgio  

Sem comentários:

Enviar um comentário