26-06-2013 Col de La Forclaz - Alp Bovine - Champex - Orsiéres, TOUR DU MONT BLANC, Suiça

ETAPA 10

Última etapa do TMB, depois de um dia de descanso voltámos ao Col de La Forclaz para caminhar até Champex e posteriormente descer até Orsiéres onde apanhámos comboio de volta a Aigle. 
É outra etapa sem vista para os grandes cumes do maciço do Monte Branco, com céu limpo teríamos visto a grande massa de gelo que é o Grand Combin e os Dents du Midi mas as nuvens não deixaram, caminhamos sempre entre bosques e pradarias, aqui e ali conseguimos ver Martigny bem ao fundo e tem umas paisagens interessantes.
Partimos do Col de La Forclaz(1527m) para Este num trilho de pé posto que sobe gradualmente pelo interior da floresta, com cerca de 2 horas de caminhada e após passar umas construções num local conhecido como La Giète(1884m) passamos no Collet Portalo(2040m) de onde conseguimos ver de perto as construções do Alp Bovine(1987m), após passar este local contornamos a encosta com a vista desafogada e começamos a perder altitude novamente entre bosques, passamos umas quantas linhas de água e o trilho passa a ser um carreiro largo por um curto período até Plan de l`Au(1330m).
De seguida saímos por um trilho de pé posto à direita, passamos uns quantos chalets e chegamos a uma estrada em Champex de Baixo(1340m), viramos à direita, passamos em Champex de Cima(1440m) e minutos depois em Champex(1466m) onde terminámos o percurso marcado do TMB após contornar o lago pelo lado esquerdo. Seguiu-se a descida para Orsiéres.
Em jeito de conclusão, é um Tour absolutamente fantástico e merece ser feito seja de que forma for. 
A saudade daquelas grandes montanhas já é muita!
Alguns registos do dia.
Col de La Forclaz
















Martigny 




Alp Bovine
Alp Bovine









Plan de L`Au







Champex de Cima
Champex

Lac de Champex
Lac de Champex

Champex







Orsiéres

Sem comentários:

Enviar um comentário