21-12-2013 Portela do Homem - Prados Caveiros - Cantarelo - Curral dos Bezerros - Messe - Costa da Sabrosa, Serra do Gerês, PNPG

Texto e fotografias: Xavier

Tinha caído neve acima dos 1000m na noite de quinta feira que antecedeu este fim de semana, no dia seguinte o céu limpo que esteve supostamente teria feito desaparecer a neve toda mas para minha surpresa quando cheguei à Portela do Homem neste Sábado de manhã ao olhar para o Pé de Medela via vários pedaços brancos.
Parti da Portela do Homem com a Xarah e desci pela estrada durante 1,5km, antes de passar pela Ribeira de Monção começo a subir a encosta pelo Peito da Escada até aos Prados Caveiros onde comecei a encontrar neve aqui e ali, especialmente onde o Sol não batia durante o dia todo.
Dos Caveiros subi ao Cantarelo, aproximei-me do bordo da Corga da Água de Pala, a qual contornei pelo início, em certas partes do trilho sentia a bota a enterrar na neve fresca, que bom! Deste ponto apontei ao Curral dos Bezerros sem subir à Torrinheira, almocei tranquilamente e no regresso passei pelos Prados da Messe percorrendo o trilho "vulgar" entre Cidadelhe e a Messe, a descida para a estrada foi pela Costa da Sabrosa restando apenas 2km de estrada até regressar à Portela do Homem num total de 17km.
Para relaxar os músculos no fim de mais uma bela caminhada passei, como é hábito sempre que caminho por aqueles lados, por Torneros para o tratamento termal gratuito.
Vamos aos registos  












Prados Caveiros
Prados Caveiros


Xarah







Água de Pala


Messe ao fundo








Rocalva e Roca Negra

Curral dos Bezerros
Curral dos Bezerros

Curral dos Bezerros

Curral dos Bezerros





Curral dos Bezerros



Prados da Messe


Messe





Mata da Albergaria

Sem comentários:

Enviar um comentário