15-02-2014 Trilho do Ourigo, PR2, Montalegre

texto e fotografias: Xavier

Deslocação a Terras do Barroso para percorrer o PR2 Trilho do Ourigo, como raramente encontramos percursos sinalizados bem marcados e sem necessidade de GPS não estava com grande esperança de fazer o percurso completo porque o track não existe em lado nenhum, ou pelo menos não o encontrei.
 Castanheira da Chã é a primeira localidade pela qual o trilho passa a caminho de Montalegre, como vimos marcas frescas nesta aldeia até nos esquecemos de levar o panfleto, se o tivéssemos levado tínhamos evitado ter passado em Montalegre, mas até calhou bem porque começou a nevar enquanto passávamos por Montalegre e encontramos um sitio abrigado para tratar do almoço.
O percurso encontra-se bem marcado existindo somente uma parte que pode causar alguma confusão, a rota marcada é circular mas existe um pequeno troço linear que se aproxima de Montalegre e volta atrás, no entanto existem outras marcas até à rotunda da câmara municipal, calculo que antes de chegar a um pequeno túnel mesmo à entrada em Montalegre o trilho volta para trás e segue na direcção do Fojo de Avelar, faltando unicamente algo a avisar aquando da entrada no estradão e que induz a malta em erro.
O trilho é interessante, decorre ao longo de caminhos rurais e de terra batida, não tem desníveis de relevo e tem uma distância de 21km, o track que aqui deixo inclui a tal passagem em Montalegre e na Sra. das Treburas que conta com uma paisagem fantástica sobre o Alto Rabagão, deste ponto descemos ao encontro do Fojo do Lobo de Avelar reencontrando o percurso marcado, com esta pequena alternativa o trilho passa a ter 22,8km de distância, valendo bem a pena a distância a mais para apreciar as vistas desde a Sra. das Treburas.
panfleto alusivo ao trilho aqui e track aqui.
Vamos aos registos



à saída de Castanheira da Chã









albufeira do Alto Rabagão
















Serra do Larouco


Cambezes do Rio
Cambezes do Rio

Cambezes do Rio


Cambezes do Rio










Montalegre com o Larouco como pano de fundo










Montalegre





Sra. das Treburas
Sra. das Treburas



manda vir neve!
reencontrando o trilho

de Avelar
Fojo do Lobo
Fojo do Lobo

as ribeiras estavam tolas


Torgueda
parecia um rio


Sem comentários:

Enviar um comentário