25-04-2014 Picota - Entre Caminhos, Sirvozelo, Serra do Gerês, PNPG

Pequeno percurso delimitado pelo vale da Abelheira a Oeste, a albufeira da Paradela a Este e o ribeiro Dola a Norte. Subimos a serra pelo lado de Xertelo, deixamos o carro logo a seguir ao corte para a Cascata Cela-Cavalos e começamos a subir na direcção da Picota, passamos nos seus 2 currais, apreciamos a vista da albufeira, continuamos para Norte, descemos para Souto da Picota com uns belos exemplares de castanheiro.
Seguimos pelo trilho de pé posto na direcção da albufeira e ao chegar ao estradão viramos à esquerda rumo a Norte, entretanto antes de descer para Sudro reparamos num trilho aberto que sobe a serra, o qual seguimos até próximo de Entre Caminhos, sempre com o ribeiro Dola do nosso lado direito e marcado com mariolas grandes, com a chuva a vir na nossa direcção, após pararmos um pouco em Entre Caminhos e termos saído durante pouco tempo do trilho, voltámos um pouco atrás e continuamos pelo tal trilho que, desta feita, percorre a encosta nascente do ribeiro da Abelheira até terminar na estrada já bem perto do local de início num total de 10km.