31-08-2014 Vord Sanntum - Turtmannhutte - Gassi - Barrhorn, Turtmann-Unterems, Valais, Suisse

texto e fotografias: Xavier

Situado entre o vale de Anniviers(Zinal) e o vale de Zermatt encontramos o vale Turtmann, esquecido pelas multidões, é aqui que se situa este fantástica caminhada, em vários locais indicada como "highest trekking mountain" na Suiça, entenda-se que é uma caminhada em que se pode chegar aos 3650m sem necessitar de material a não ser um bom par de botas e vontade de vencer perto de 1800m de desnível se começar do parque de estacionamento situado no fim do vale, denominado Vord Sanntum.
No Sábado à tarde decidimos ir dormir a esse parque de estacionamento(1901m), e que bem escolhido.
Normalmente esta rota é dividida em 2 dias com pernoita no refúgio Turtmannhutte(2519m), em parte devido ao elevado desnível, mas também se faz num dia, demorámos cerca de 5h30m(tempo inclui dezenas de paragens) a subir ao Barrhorn(3610m) e 3h30m a regressar ao local de início, é dura, mas é exequível.
Acordámos por volta das 6h, ainda o Sol estava atrás das montanhas, tomamos o belo do pequeno almoço e começamos a caminhar às 7h, a nebulosidade começou a aumentar e fizemos logo o filme que o forte esforço poderia não compensar mas dificilmente poderia ter corrido melhor.
Seguimos primeiramente pela margem esquerda do rio Turtmanna, numa primeira fase por um caminho largo e depois por um trilho de pé posto ganhando altitude gradualmente, trocamos de margem, subimos um pouco e seguimos por um estradão até à barragem, contornamos a mesma a Este já com vista directa para o Turtmann glacier que apresenta em várias secções o azul preocupante.
 Um pouco mais à frente contornamos a encosta pela base do vale rumo a Sudoeste, aparecem no cenário o Brunegg glacier e o Bishorn e pouco depois subimos para Norte ao encontro do Turtmannhutte(2519m) onde chegámos com 1h40m de caminhada. Desde o refúgio era possível ver dezenas de pessoas a subir o Bishorn(4153m), considerado um dos 4000 mais "fácil" dos alpes no que toca ao grau de dificuldade.
Prosseguimos para Sudoeste na direcção de uma espécie de fenda que aparenta ser mais difícil do que realmente é, as correntes ajudam e dão outra segurança nesta parte mais "delicada".
A partir daqui e durante os próximos kms o trilho segue por um antigo glaciar, ganhando altitude progressivamente rumo a um pequeno colo já perto dos 3500m, o nevoeiro subia o vale nas nossas costas mas não nos estragou a vista, até que deu outro encanto. Chegados ao colo viramos à esquerda e apontamos ao pico, nesta fase encontramos alguns largos pedaços de neve o que nos fez avançar com muita precaução, e aqui o vento começava a sentir-se, a subida final para o Barrhorn(3610m) é extremamente fácil para um pico com aquela altitude tendo em conta o que o rodeia, o declive não é muito acentuado.
Chegámos ao pico com 5h30m de caminhada, a vista merece cada gota de suor, a face Este é completamente diferente, o Unt Stelli glacier no seu sopé uns bons 600m abaixo. Estava tanto vento que nem consegui abrir a carta para me enquadrar e identificar os picos que via, limitei-me a apreciar e a gastar "rolo", o céu estava brutal, diria mesmo melhor que um céu azul, a vista 360 é algo de inesquecível, pelo menos para mim foi.
Após uma boa meia-hora desci um pouco ao encontro da Tixa e procurámos um local abrigado para almoçar já bastante mais abaixo. O regresso ao refúgio é pelo mesmo caminho mas depois seguimos por um outro trilho que sai um pouco abaixo do refúgio e contorna logo a encosta e desce na direcção dos lagos, passados os lagos caminhamos sempre pelo estradão até chegar ao local de início às 18h30m com uma barrigada de montanha de 21km.
Dias como este fazem-me esquecer que o ano já leva 11 meses e ainda não tive uma única semana de férias, nós adoramos férias, tem sido um ano de mudança mas sentíamos que algum dia tinha de ser, o que importa é que estamos onde queríamos estar, felizes na Suiça.
Chega de paleio e vamos aos registos, que são muitos, não consigo fazer por menos!  
percurso
restaurante do Sábado à noite

Bom dia









Turtmann glacier


nós por cá

Turtmann glacier

Turtmannhutte

Turtmannhutte à direita e Bishorn à esquerda
Bishorn
Turtmannhutte




parte das correntes









Bishorn



Bishorn



Barrhorn à esquerda

Bishorn









Bishorn





colo
Barrhorn à vista






Bishorn








glaciar na face Este
Barrhorn
parte final da subida
Barrhorn


Barrhorn
nós por cá
Bishorn



panorama a Norte
panorama a Este
panorama a Sul





Barrhorn







mete respeito



a Xarah para a pose



Barrhorn
nós por cá





mariolão


parte das correntes
Turtmannhutte


que dia!

Sem comentários:

Enviar um comentário