14-09-2014 Zinal - Le Vichiesso - Cabane du Grand Mountet, Valais, Suisse

texto e fotografias: Xavier

Não é fácil escolher um sítio para caminhar nestas 10 cartas militares que temos aqui só do cantão do Valais, a isto tentamos também adicionar um sítio interessante para dormir na carrinha, o resultado do dia anterior a esta caminhada espelha tal confusão. Fomos a Saas-Fee e tínhamos pensado em dormir na barragem que fica no final deste vale, a barragem Mattmark situada a 2200m. O plano seria caminhar até um colo fronteiriço com vista para o Monte Rosa mas acabamos por repensar a coisa. Descemos todo o vale novamente até Visp e em Sierre viramos para o Val d`Anniviers que seguimos até à barragem de Moiry(2250m) onde dormimos. O céu por volta das 21h estava espantoso, ainda esperei que a Lua subisse um pouco para então ter mais claridade para fazer algumas exposições manuais mas entretanto começou a ficar nublado, voltei a despertar horas mais tarde mas o céu estava ainda mais nublado.
Pela manhã tomámos tranquilamente o pequeno-almoço enquanto o gelo do vidro descongelava pois já tínhamos mudado novamente de ideias e íamos começar a caminhar em Zinal a 15km deste local, o dia acordou bonito e queríamos caminhar bem, a 4 horas de distância de Zinal a Cabane du Grand Mountet pareceu-nos uma óptima escolha, e foi mesmo!
Passamos pela localidade de Zinal e estacionamos no parque(1675m) onde termina a estrada. A caminhada começa com uns 40 minutos na base do vale rumo a Sul, numa primeira bifurcação seguimos em frente e começamos a ganhar altitude calmamente. Em Le Vichiesso(1862m) seguimos o caminho da esquerda, descemos um pouco, passamos nas 2 pontes sobre o rio e voltamos a subir, desta feita em consecutivos ziguezagues até aos 2300m. Os próximos kms seguem sensivelmente à mesma altitude contornando as encostas até que voltamos a subir para próximo dos 2600m e segue-se mais uma hora de passeio sem desníveis.
Já com o Dent Blanche(4357m) no campo de visão voltamos a ziguezaguear montanha acima, em algumas partes as correntes fazem-nos sentir mais seguros até dobrar a encosta cerca dos 2800m, dobrada a encosta ficamos "chocados" com a estupenda paisagem que vemos a partir dali, vários glaciares e vários picos com mais de 4000m. Um pouco mais à frente uma placa de madeira marca 30min. para chegar à cabana, nesta fase o trilho segue entre grandes rochas negociando o melhor caminho.
A Cabane du Grand Mountet situa-se aos 2886m num sítio arrebatador, pertence ao CAS(clube alpino suiço) secção Diablerets. Almoçamos com aquela bela vista, assistimos ao tombar de um grande pedaço de gelo de um glaciar "pendurado" e entretanto chegava a hora do regresso, regresso esse feito pelo mesmo caminho em pouco mais de 3horas num total de 20km e com uma barrigada de paisagens bonitas.
Vamos aos registos

Glacier de Moiry
pequeno-almoço
enquanto o sol não batia estava um fresquinho...
o tal parque após Zinal














Grand Cornier







lateira!
Dent Blanche e Grand Cornier
nós por cá











OberGabelhorn e Mont Durand
Dent Blanche

Dent Blanche
Xarah
OberGabelhorn

Cab. du Grand Mountet e Obergabelhorn 
Cab. du Grand Mountet





360 Cab. du Grand Mountet




Cab. du Grand Mountet
nós por cá






OberGabelhorn e Mont Durand
OberGabelhorn



Cab. du Grand Mountet







nós por cá










cabredo



Weisshorn
o Sol a despedir-se com os raios no Besso

2 comentários:

  1. Olá caminheiros
    Fabuloso fiquei de boca aberta imagens fantasticas parabens
    Abraço
    Serafim (pisatrilhos)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Serafim,

      Aqui até o pior fotografo faz milagres, são paisagens mesmo de ficar de boa aberta!

      Abraço
      Xavier

      Eliminar