25-10-2014 Grand Paradis - Roc Coupé - Rossetan - Bonavau, Champery, Valais, Suisse

texto e fotografias: Xavier

De vez em quando lá se trabalha ao sábado de manhã, foi o caso deste, vai daí só deu para dar uma volta da parte da tarde aqui perto de casa, conduzi até ao parque de estacionamento Grand Paradis  depois de passar Champéry e comecei a caminhar.
Segui na direcção La Lui pela margem direita da ribeira La Saufla até à última ponte já bem no interior do vale, aqui  fiz um pequeno desvio e visitei a cascata La Saufla, regressei à ponte e comecei a serpentear serra acima em direcção à Roc Coupé à medida que me embrenhava em belos bosques, este nome Roc Coupé encaixa como uma luva, trata-se de uma grande rocha cortada e o trilho segue durante uma centena de metros por esse corte, continuo a subir até cerca dos 1400m, altura em que o trilho flecte para Sul rumo a Rossetan(1420m) e onde passo poucos minutos depois.
Na bifurcação a seguir a Rossetan continuo na direcção Bonavau, contornei o circo, atravesso uma linha de água que dá origem à ribeira La Saufla e 20 minutos passei no refúgio de Bonavau(1550m). A partir daqui foi sempre a descer até ao local de início depois de uma curta caminhada circular de 3 horas.
Alguns registos
percurso efectuado
Grand Paradis





ponte sobre a ribeira de Saufa



cascata de Saufa
cascata de Saufa
cascata de Saufa





Roc Coupe

Roc Coupe











Rossetan


do lado direito da linha de água é o Pas de Encel onde passamos ao fazer o tour dos dents du midi em 2013







Bonavau


Bonavau


edelweiss

Bonavau




Grand Paradis

Sem comentários:

Enviar um comentário