08-11-2014 Van d'en Haut - Lac de Salanfe, Valais, Suisse

texto e fotografias: Xavier

Durante a primeira semana de Novembro as montanhas foram ficando cada vez mais brancas e ditaram o fim da temporada das caminhadas neste ano, iremos agora publicar trilhos a cotas mais baixas em caminhadas mais curtas enquanto não chegava a "febre" do ski.
A ideia para este dia era revisitar o Lac de Salanfe(1925m),  local por onde passámos em Setembro de 2013 aquando do Tour Dents du Midi , a paisagem certamente seria bem diferente desse dia.
A estrada para Van d'en Haut(1370m) tem partes bem estreitas e facilmente fica com várias camadas de gelo, isto porque este pequeno aglomerado de casas fica encaixado num vale de orientação Oeste-Este onde o Sol não toca durante várias semanas no Inverno, por precaução optei por estacionar uns 500m antes de Van d'en Haut já com gelo na estrada.
Em cerca de 15 minutos passávamos em Van d'en Haut onde as placas indicam 1h45m até ao Lac de Salanfe. Seguindo as sempre presentes placas que indicam os caminhos pedestres passamos do lado direito do parque de campismo e começamos a ganhar altitude, chegados a uma parte em que o trilho intersecta a estrada optamos por continuar a subir pela estrada , cerca dos 1800m a neve enterrava até aos joelhos mas só numa parte menos exposta, com 2h30m de caminhada chegámos ao Lac de Salanfe(1925m).
Subimos um pouco mais até à pequena capela(1980m) e procurámos um sítio abrigado do vento para almoçar tranquilamente, o vento não era muito mas corria uma aragem gélida. Ficamos por ali uma hora a apreciar o bonito cenário e regressámos pela estrada até ao local de início totalizando uns 10km de caminhada.  
Vamos ao registos




Van d'en Haut
Van d'en Haut
Van d'en Haut

dá-lhe Xarah!















Xarah, a caçadora do nada!


Col du Jorat

barragem do Lac de Salanfe

Lac de Salanfe
Lac de Salanfe e col de Susanfe ao centro
Dents du Midi
albergue de Salanfe
cabane Lac de Salanfe

parte invernal  



Dents du Midi
da esquerda para a direita: L'Epaule, Tour Salière, Le Dôme e L'Eglise

Haute Cime à esquerda







dezenas de 4000m`s do Valais


nós por cá



d+
tb





Van d'en Haut na base do vale

Van d'en Haut

Sem comentários:

Enviar um comentário