26-07-2015 Grimselpass - Husegghutte - Sidelhorn - Lengsee - Jostsee, Valais, Suisse

ficha técnica
distância: 12km
caminhada efectiva: 4h30m
tipo: circular

Partimos do Grimselpass(2134m) em direcção do Sidelhorn(2764m), que é um pico a menos de 2 horas de distância do colo e donde se tem uma bela vista 360, a região do Jungfrau-Aletsch, nomeadamente o Finsteraarhorn(4274) e o Lauteraarhorn(4042m), Furkapass e mais distante as montanhas de Mischabel, Matterhorn, Weisshorn, entre tantos outros.
Começamos por caminhar para Oeste e com cerca de 1h45m passamos no Sidelhorn(2764m), por ser um pico bastante acessível é normalmente muito frequentado, quando chegámos estavam por lá umas 15 pessoas, o tempo esse ia ficando cada vez mais nublado.
Do Sidelhorn continuamos para Oeste seguindo sempre pela cumeada, um pouco antes de chegar a Grosses Sidelhorn desci para o lago Lengsee procurando o melhor caminho jogando com a orografia do terreno.
Em Lengsee(2496m) iniciamos o regresso, dobramos um pequeno colo já rumo a Este, passamos num outro pequeno lago, Jostsee(2420m), a parti daqui o percurso decorre sem desníveis, voltamos a parar em Chrizegge, onde almoçámos com vista para o glaciar do Rhône, o pai do Valais. Repasto tratado retomámos a caminhada e poucos minutos depois descíamos para o Grimselpass.
Terminou assim mais um de fim de semana no Alto-Valais, o tempo não esteve fabuloso mas o balanço é bem positivo.
Vamos aos registos fotográficos.
Grimselpass
a estrada entre o Grimselpass e Berghaus Oberaar é de trânsito alternado

opções, muitas opções

pormenor do trilho
marmota ao centro

Nufenenpass

Lauteraarhorn à direita
panorama

Finsteraarhorn à direita e Oberaarhorn ao centro