06-09-2015 Le Buet - Refuge de la Pierre à Berard - Col de Salenton - Mont Buet, Vallorcine, France

texto e fotografias: Xavier
ficha técnica
distância: 22,5km
subida total: 1800m
descida: 1800m
altitude máx: 3096m
altitude min: 1300m
caminhada efectiva: 7h30m
tipo: linear
track: aqui
O Mont Buet(3096m) é um clássico da região de Chamonix de onde se tem fantásticas vistas para o maciço do Mont Blanc, não o tínhamos subido anteriormente porque ao passar em Le Buet as placas indicam 6 horas de caminhada para lá chegar, assusta numa primeira impressão, acabámos por confirmar que as 6 horas são exageradas, diria que a subida a partir de Le Buet são umas 4h30m de caminhada efectiva.
Partimos do parque de estacionamento de Le Buet em direcção a Oeste, minutos depois passamos ao lado da cascata de Bérard que visitaria no regresso, o trilho sobe gradualmente pelo interior da floresta e sempre ao lado do rio, uma hora depois saímos da linha de árvores e é possível ver o refúgio onde iremos passar. Com 1h45m de caminhada passamos no refúgio de la Pierre à Berárd(1924m), o céu mantinha-se limpo para o lado do maciço do Mont Blanc ao contrário do Mont Buet que se encontrava embrulhado no nevoeiro, 1h30m depois de passar no refúgio passamos ao lado do Col de Salenton onde deixamos uma parte caracterizada por grandes rochedos, flectimos para Norte e a partir daqui é só cascalho, tinha ideia que a subida ao Mont Buet tinha uma ou outra parte com alguma dificuldade mas a única dificuldade deste percurso é o desnível de 1800m.
Pouco depois do Col de Salenton passamos num outro pequeno colo que antecede a parte final, começamos então a ziguezaguear encosta acima até atingir a larga aresta a Sul do Mont Buet, a partir daqui uma fina camada de neve nos acompanhava, do lado Norte tinha uma camada de neve enquanto que no lado Sul não havia nada. Minutos depois chegávamos à grande mariola que marca do cume do Mont Buet, infelizmente o nevoeiro cobria tudo o que nos rodeava pelo que não foi possível apreciar a paisagem, a Norte ainda deu para ver algo mas de resto nada de maciço do Mont-Blanc, que pena.
Ficámos no cume algum tempo à espera de melhorias mas nada, entretanto juntaram-se umas 30 pessoas em volta da mariola, muita gente vindo da região do Cheval Blanc, é de facto um monte muito frequentado. Iniciámos a descida pelo mesmo caminho envoltos no denso nevoeiro, na zona do Col de Salenton(2526m) vários bouquetins acharam piada à Xarah, sentámo-nos a uns 30/40 metros de um grupo enquanto um dos indivíduos se aproximava lentamente da Xarah, mais um belo momento, na descida até ao refúgio passamos ainda por vários outros grupos de bouquetins. Pouco depois passávamos no refúgio e a partir daqui foi sempre a abrir, um pouco antes de chegar a Le Buet visitei a cascata de Bérard, um passadiço de metal leva mesmo ao lado da cascata, muito interessante.
Acabou assim um fim de semana marcado pela queda das primeiras neves, isto no início de Setembro.
Vamos aos registos.


início do percurso


Aig. Verte e Les Drus







refuge de la pierre à Berard






a Xarah


começa a aparecer o maciço do Mont Blanc atrás do maciço das Aiguilles Rouges

depois do Col de Salenton

glaciar do Tour







já bem perto da grande mariola


quase
Mont Buet




crowded


Mont Buet

impressionante
Col de Salenton




foi a cabra que veio ter connosco

mais cabredo
toca a descer






Cascade de Bérard

Sem comentários:

Enviar um comentário