05-05-2016 Portofino - Semaforo Vecchio - Semaforo Nuovo - San Fruttuoso - Prato, Parco Naturale Regionale di Portofino, Italy

texto e fotografias: Xavier
ficha técnica:
distância: 21,9km
subida total: 1212m
descida: 1212m
altitude máx: 610m
altitude min: 5m
caminhada efectiva:7h
tipo: circular
track: aqui

Depois de 3 fins de semana em Abril em que não foi possível fazer nenhuma actividade era imperativo tirar umas férias, estes 4 dias em Itália souberam tão bem, o que gostamos mesmo nesta vida é de passear!
Na quarta feira dia 4, depois de chegarmos do trabalho carregamos a carrinha com o colchão e tudo o resto necessário para estas mini-férias de 4 dias, apesar de me ter levantado às 5 da manhã ainda consegui conduzir uns 350km até bem perto de Genova, assim no dia seguinte já estávamos próximos da zona onde iríamos começar a caminhar, perfeito!
Para este primeiro dia escolhemos a região do Parque Natural Regional de Portofino, com o posto de turismo fechado dirigimo-nos a um quiosque para comprar o mapa da região, o ponto culminante deste parque natural é o Semaforo Vecchio com 610m, tendo em conta que começamos em Portofino(5m) o desnível iria ser tranquilo, pensávamos nós, e como íamos dormir na carrinha podíamos acabar a caminhada de noite, estávamos por nossa conta, livres de horários!
De Portofino apontamos a NE, à medida que vamos ganhando altitude vamos passando por cada vez menos pessoas, até ao Semaforo Vecchio(610m) o percurso decorre sempre pelo interior de variadas florestas mediterrâneas, com cerca de 2 horas de caminhada passamos no Semaforo Vecchio, almoçámos por lá e repensámos o caminho de forma a percorrer grande parte deste parque natural.
Descemos para o Semaforo Nuovo(471m), até aqui andámos sempre por trilhos bem marcados, deste ponto queríamos descer em direcção ao mar e voltar ao trilho marcado bem mais abaixo, na carta aparecia um trilho não marcado que fazia isso mesmo, descia em direcção ao bunker da 2ª guerra mundial, situado, como é normal, num ponto altamente estratégico, a descida até ao bunker não foi muito evidente, arrependemo-nos de ter ido de calções pois arranhámos as pernas por completo, felizmente não haviam silvas, o caminho em várias secções não é evidente.
Do bunker não tínhamos acesso directo ao trilho marcado como tínhamos pensado, mas tínhamos que o reencontrar, voltar a subir pelo mesmo caminho estava fora de questão, seguimos por um outro trilho não marcado mas bem evidente na direcção de S. Rocco, pouco depois regressamos ao tal trilho marcado que decorre perto da costa até Portofino, alguns minutos depois passamos no sopé da montanha onde se encontra o bunker, na carta esta parte do trilho está marcada com pontinhos e indicava perigo, o nosso único receio era que houvesse escadas verticais tendo em conta que estávamos com a Xarah.
Acontece que esta parte com correntes é fácil, o maior perigo é mesmo tipo de rocha, completamente polida logo escorregadia, as correntes dão uma ajuda importante, especialmente na segunda secção, passada esta parte é um constante sobe e desce, uns kms depois passamos em San Fruttuoso, ali chegados até apetecia dar um mergulho mas assim que vi pequenas medusas esqueci logo a ideia, entretanto as pernas começavam a dar mostras de algum cansaço fruto dos 1000m de desnível que já levávamos.
Passamos em San Fruttuoso(10m) por volta das 19h, abastecemos líquidos e atacamos a subida final até Prato(240m), dali para a frente restava descer para Portofino, já no mesmo caminho da subida.
Chegámos a Portofino por volta das 20h30m, com cerca de 8h30m de caminhada contando as paragens, 22km percorridos e um inesperado desnível de 1200m vencido.
É um trilho espectacular, com um misto de paisagens, desde belas florestas a varandas magníficas para o Mediterrâneo, a temperatura rondou constantemente os 20/25ºC, é sem dúvida uma óptima ideia de percurso para quem quer conhecer a região do Monte de Portofino num dia.
Regressados ao carro conduzi escassos kms até um parque de estacionamento entre Portofino e Sta. Margherita de Ligure mesmo ao lado do Mar Mediterrâneo, jantámos e dormimos por ali e que bem que se esteve, foi um belo dia.
Alguns registos
 Portofino
 Portofino





 o Mediterrâneo













 Semaforo Vecchio
 Semaforo Vecchio








 um encontro canino

 Semaforo Nuovo

 o caminho que desce em direcção ao bunker




 um anexo do bunker



 bunker




 no sopé da montanha onde está o bunker


 primeira parte com correntes

 daqui a queda é até ao mar
 em direcção a San Fruttuoso
 segunda parte com correntes
 o Mediterrâneo








 San Fruttuoso
 uma medusa ao centro


 começava a ficar cansada a Xarah

 o Mediterrâneo

 mais uma varanda





 Portofino

Sem comentários:

Enviar um comentário