07-08-2016 Mauvoisin - Les Temonés - Pont Lacet - Fenêtre de Durand - Mont Avril, Val de Bagnes, Valais, Suisse/Italie

texto e fotografias: Xavier

edelweiss

ficha técnica:
distância: 32km
subida total: 1800m
descida: 1800m
altitude máx: 3346m
altitude min: 1841m
caminhada efectiva: 9h
tipo: linear

video do dia

Esta é das longas, a visita ao Mont Avril(3346m) não dormindo na Cabana de Chanrion e começando do parque de estacionamento de Mauvoisin implica uma caminhada de 32kms, sendo 20 deles em estradão, diria que o mínimo para esta caminhada são 9/10 horas de caminhada efectiva e uns bons 1800m de desnível, o Mont Avril situa-se na fronteira Itália/suiça, as vistas compensam todo o esforço, principalmente para a face sul do Grand Combin. Foi curioso no dia anterior estivemos de frente para a face norte e neste dia para a face sul.
Eram 9 horas quando partimos do parque de estacionamento de Mauvoisin(1840m), subimos pela estrada asfaltada e entramos na zona dos túneis, continuamos sempre pelo lado direito da barragem, o dia apresentava-se maravilhoso, o estradão sobe até perto dos 2200m, perto da Écurie de la Lia começa a descer suavemente até à ponte Lancet(2040m), passamos nesta ponte com 2h de caminhada e uns 9kms percorridos, trocamos de margem, subimos até aos 2211m sempre direcção Sul por entre as alpagens, finalmente vimos este ano as Edelweiss, o ícone da flora alpina, extremamente lindas e muito abundantes neste Val de Bagnes.
Seguimos as placas que indicam Fenêtre de Durand, voltamos a descer até uma outra ponte onde voltamos a trocar de margem, até este ponte levamos 10km de percurso em estradão, outra coisa que este vale tem em abundância são marmotas, estão por todo o lado.
Voltamos a subir e agora é de vez, é um pouco desmotivador saber que após 10km percorridos ainda falta ganhar 1200m de desnível até atingir o Mont Avril. O trilho ziguezagueia um pouco e transforma-se em trilho de pé posto até ao colo. A paisagem vai ganhando dimensão à medida que vamos subindo. Os últimos 2kms antes de chegar à Fenêtre de Durand(2797m) sobem suavemente, nesta fase é a face norte do Mont Gelé(3518m) que domina as atenções, com uma parede que tem uns 800m.
Depois da segunda ponte são cerca de 4,5km até à Fenêtre de Durand(2797m), lá chegados o vento marcava presença e acompanhou-nos até ao pico. Do colo flectimos para NO e subimos por um trilho evidente não marcado, uma hora depois chegávamos ao Mont Avril(3347m), a subida é muito fácil, basta ter bom calçado para desfrutar do belo panorama a partir do Mont Avril.
5 horas de caminhada efectiva foi o tempo que precisámos para subir a este pico, ao início é a face Sul do Grand Combin que domina as atenções mas depois damos conta duma espectacular vista 360, o vento acalmou, sacámos da carta e começámos a identificar o que nos rodeava, ou melhor, tirar umas dúvidas, ficámos por ali mais de uma hora, entretanto chegaram 2 jovens que estavam a fazer o mesmo percurso que nós, ali ficámos na treta.
Não havia uma única nuvem no céu, estava maravilhosa a paisagem, a vista abrange o Mont Vélan, os Combins, barragem de Mauvoisin, Le Pleurer, la Ruinette, glaciares de Brenay e de Otemma, o Petit Mont Collon, Dent Blanche, Matterhorn, maciço do Monte Rosa e finalmente a sul o Mont Gelé, que vista 360 fabulosa.
Chegámos ao pico por volta das 2h45m e iniciámos o regresso às 4h15m, tínhamos ficado por ali mais tempo mas tínhamos que regressar, já íamos chegar de noite ao carro e no dia a seguir era dia de trabalhar, o regresso é feito pelo mesmo caminho.
  Descemos o quilómetro e meio do pico até ao colo em 20 minutos perdendo logo ali 550m de desnível. Continuámos a descer a um bom ritmo, o pior foi voltar a subir entre a primeira e a segunda ponte e depois já ao lado da barragem, ou seja, no regresso não se pode esquecer que ainda existem uns 300m de desnível a vencer que depois de uma caminhada tão longa já pesavam nas pernas. Às 20h15m chegávamos ao local de partida, estoirados mas super felizes.
Terminámos assim este maravilhoso fim de semana com 52km percorridos, 3300m de desnível vencidos. Há muito para fazer neste Val de Bagnes.
5h de subida
3h45m de descida
Vamos aos registos


Pointe du Vasevay
barragem de Mauvoisin











Le Pleurer

Lac de Mauvoisin





a Xarah








edelweiss
reunião de borboletas 




Mont Gelé à esquerda
Mont Avril à direita


Fenêtre de Durand

subida para o Mont Avril
lado suíço 

lado italiano


 Mont Gelé


Mont Gelé visto do Mont Avril
face Sul do Grand Combin


360 Mont Avril
lado italiano
Mont Vélan
a Xarah no Mont Avril

lac de Mauvoisin e Le Pleurer
La Ruinette, Pigne d'Arolla...
Dent Blanche ao centro
nós no Mont Avril
Mont Gelé
a Xarah aproveitou para tirar uma sesta



que vista bonita!
no regresso




Le Pleurer
e mais edelweiss

Sem comentários:

Enviar um comentário