11-05-2018 Enney - Le Châtelet - Col des Combes - Dent de Broc, Fribourg, Suisse

texto e fotografias: Xavier


ficha técnica:
distância: 14,37km
subida total: 1350m
descida: 1350m
altitude máx: 1828m
altitude min: 695m
caminhada efectiva: 4h30m
tipo: linear
track: aqui


video do dia

Quando fiz a caminhada das gorges de la jogne perto de Broc saltou-me à vista o Dent de Broc, com 1828m eleva-se a mais de 1000m acima de Broc, neste sábado surgiu a ocasião de visitar este belo pico.
Passei em Gruyères e na zona de Estavannens cortei à esquerda, passo o Rio La Sarine e estaciono logo a seguir onde começo a caminhada, perto de Enney.
Começo a caminhar num estradão para norte que segue sempre ao lado do rio, antes de chegar à Pont qui branle viro à direita rumo a Le Châtelet, onde tive receio(porque levava a Xarah) de um enorme Cão Bovier Suisse, mas tudo se passou bem.
Embrulho-me na floresta e começo a subir para o Col des Combes, o dia estava magnífico, chegado ao Col des Combes o Dent de Broc fica mesmo ao lado, subo um pouco e o caminho passa a caminho alpino, nesta parte até ao pico é preciso fazer cuidado, o caminho é exposto, é interdito escorregar em certas partes.
Uns 15 min depois chegava ao Dent de Broc, o cenário estava brutal, um panorama 360 muito belo.
Do outro lado do Col des Combes fica o Dent du Chamois, pensei em subir a este pico e descer por outro vale, desci e passei novamente no Col des Combes, subi rumo ao Dent du Chamois, ao aproximar-me da face era também uma subida delicada, enquanto eu procurava um sítio para apoiar as mãos, a Xarah estava acima de mim, de repente ela tinha escorregado e encontrava-se abaixo do sitio onde estava, felizmente não se magoou mas abandonei logo a ideia de continuar, posto isto desci pelo mesmo caminho em passo acelerado.
Por volta da uma da tarde regressava ao local de início contente por a Xarah estar bem, foi um susto daqueles.
Alguns registos



























Le Moléson



Col des Combes
Dent de Broc
Col des Combes

Dent de Broc









Dent de Broc




Lac de la Gruyère





a Xarah

eu e a Xarah no Dent de Broc












Gruyères

Sem comentários:

Enviar um comentário