20-01-2019 Bourg St Pierre - Azerin - Challand d´en Haut - Combe de Challand - Beaufort(3047m), ski-rando, Valais, Suisse

texto e fotografias: Xavier

ficha técnica:
Distância - 13,95km
Subida total - 1375m
Descida total - 1375m
Altitude Max - 3047m
Altitude min - 1680m
Tipo - linear
Caminhada efectiva - 3h20m
descida a skis - 45min.
track: aqui


video do dia

Neste Domingo tinha pensado em subir ao Bonhomme du Tsapi(2802m), no Val d’Entremont.
Estacionei em Bourg St. Pierre(1680m) e embrenhei-me na floresta, ganho 350m de desnível e saio da linha de árvores, passo em Azerin(2046m) e segue-se uma série de conversões para ganhar rapidamente altitude rumo a Challand d’en Haut(2221m), altura em que entro na Combe de Challand, o Bonhomme du Tsapi fica logo à minha esquerda mas não havia traço, havia um traço que seguia sempre pela base do vale e que subia a Combe de Challand, o traço seguia sempre por uma zona segura de avalanches, continuei por ali umas boas horas e depois percebi que o traço me levava ao sopé do pico Beaufort(3047m), o tempo continuava a degradar-se e estavam uns simpáticos -18C, um frio impressionante. A última parte faz-se a pé, como no pico do dia anterior, o Mont Telliers.
Chegado ao pico começaram a gelar-me as mãos e os pés, fiz meia dúzia de fotos e desci rapidamente ao encontro dos skis, tirei as peles de foca e seguiu-se uma longa descida de uns bons 45 minutos até ao local de início, desci pelo mesmo caminho da subida, tive que parar varias vezes porque me ardiam as pernas, sentia-me um pouco tenso, apesar de não ser uma descida perigosa estava bem longe da civilização, a neve estava boa.
Ao final da tarde regressava ao local de partida terminando assim mais um belo fim de semana com 2 simpáticos picos neste belo Val d’Entremont.
Alguns registos 









Bonhomme du Tsapi


Challand d´en Haut
Com de Challand


Beaufort ao centro


Mont Vélan desde o pico do Mont Vélan





Sem comentários:

Enviar um comentário