30-03-2019 Grand Paradis - Barme - Arête de Berroi - La Berthe(1989m), ski-rando, Valais, Suisse

texto e fotografias: Xavier

ficha técnica:
Distância - 15,91km
Subida total - 940m
Descida total - 940m
Altitude Max - 1995m
Altitude min - 1056m
Tipo - linear
Caminhada efectiva - 2h25m
descida a skis: 35min
track: aqui


video do dia


Mais um fim de semana com muito Sol e temperaturas de Primavera. No Sábado fui fazer pele de foca aqui bem perto de casa, para os lados de Champéry.
Comecei no Grand Paradis, sigo uns 15/20min pela pista de ski, quando a pista passa o Rio vindo do Vale de Barme abandono a pista e sigo pelo caminho que sobe para Barme, dada a baixa altitude, 1200m, pensava que ia passar em zonas sem neve, mas afinal tive neve durante todo o caminho.
Chegado a Barme(1492m) era um silêncio total, o Sol começava a espreitar atrás dos Dents Blanches, o cenário estava fantástico, continuei para Oeste, e começo a partir um pouco em diagonal rumo à estética Arête de Berroi, restou-me seguir a aresta até ao La Berthe(1989m), cheguei ao pico por volta das 11 e pouco, uma hora extremamente correcta, estava-se tão bem, fiquei por ali sem T-shirt uns bons 45min , comi e apreciei a bela paisagem, os Dents Blanches revelam toda a sua beleza vistos desta perspectiva.
Estava um pouco hesitante em relação ao percurso da descida uma vez que tinha umas 4 opções diferentes.
Acabei por descer pelo mesmo caminho da subida, a neve estava impecável, como ainda não era muito tarde não estava no estado sopa, uma vez mais foi um prazer enorme a descida, este ano tenho tido muita sorte com a qualidade da neve.
Ao 12h30m regressava a casa, custa levantar às 5h da manhã mas começar uma actividade às 7 da manhã e regressar a casa ao meio-dia é excelente.

Alguns registos
Grand Paradis









Barme




Dents du Midi
Dents Blanches
Col de Bretolet


Arête de Berroi
Arête de Berroi
La Berthe ao centro


La Berthe


Dents Blanches


lado francês
Col de Cou


Sem comentários:

Enviar um comentário