01-10-2012 Gavarnie - Refuge des Espuguettes - Hourquette d`Alans - Lac des Gloriettes - Granges de Coumély, Parc National Pyrenees, França

Aquando da nossa passagem pelo posto de turismo em Gavarnie tínhamos trazido alguma informação sobre outros percursos, houve um que despertou atenção, passava no Circo de Estaubé, era circular e mais de metade do traçado pertencia também à primeira etapa da terceira secção da Alta Rota Pirenaica(HRP), a caminhada efectiva rondava as 8h, como sempre, para uma primeira vez ao fazer o percurso, é muito difícil cumprir estas 8 horas, entre o momento que saímos de Gavarnie até chegar ao ponto de partida demorámos 10h30m, sem pressões, o dia estava magnífico. Saímos cedo de Gavarnie(1365m) e seguimos na direcção do Circo de Gavarnie, um pouco mais à frente começamos a subir por uma caminho em zig-zag que sai à esquerda devidamente assinalado para o Refuge des Espuguettes(2027m), antes de chegar ao refúgio a neblina matinal foi-se movendo vale abaixo rumo a Gédre, pouco depois passávamos no refúgio, estava fechado desde o dia anterior mas fomos ver o refúgio invernal, estava uma categoria, ficámos com pena de não dormir lá. Entretanto vimos alguém que subia ao Pico Pimené(2801m), pode não ser alto mas é palco de uma das melhores vistas de toda a cordilheira devido à sua localização, como em tudo, opções tem de ser feitas e decidimos continar pelo trilho que tinhamos traçado. Continuámos a subir rumo a Hourquette d`Alans(2430m) de onde víamos pela primeira vez o Circo de Estaubé. Dobrada a encosta descemos em zig-zag até à base do circo e seguimos sempre com o rio do nosso lado direito até à barragem des Gloriettes(1668m) rumo Norte, passamos a barragem pelo lado esquerdo e subimos um pouco até a um planalto rumo NO, contornamos a montanha sempre com umas vistas espetaculares, primeiro do Vale de Héas e depois do Vale de Gavarnie, chegados a Granges de Coumély(1743), zona de pastores, contiuamos a contornar a montanha desta vez rumo Sul até encontrar o caminho largo que desce entre bosques até Gavarnie, eram quase 20h quando chegámos ao ponto de partida, com as dormidas exageradamente caras fomos novamente para Luz St. Sauver onde havia dormidas em conta. Alguns registos do dia.
rumo ao circo
eram às centenas

neblina matinal a descer o vale

Brecha de Roland à esquerda e Le Taillon à direita

Refuge des Espuguettes

refúgio invernal

maciço Vignemale com o glaciar de Ossoue em evidência

nós por lá

Hourquette D`Alans
é inevitável soltar uma dose de caralhadas sempre que dobramos uma encosta...
Circo de Estaubé

toca a descer

carne abençoada...

a cada dúzia de passos olhávamos para trás...

próximo da barragem...fora da área do Parque Nacional, como deve ser...