05-10-2012 Plan de Aste - Lac de Suyen - Refuge de Larribet - Lacs de Batcrabére, Parc National Pyrenees, França

Em Arrens-Marsous seguimos pelo Vale de Arrens até terminar a estrada junto da casa do parque nacional em Plan d`Aste onde começámos o percurso. Pensávamos que o refúgio de Larribet estivesse fechado, tendo somente a parte invernal aberta, seria uma óptima forma de acabar estas férias, acordar no dia seguinte, descer até ao carro e arrancar para Portugal, ainda por cima com o orçamento já escaço outra noite à borla era impecável, acontece que estava aberto e a sua localização não é nada por aí além, isto na nossa óptica. Saímos de Plan d`Aste(1470m) e logo de seguida passamos no Lac de Suyen(1536m) e o caminho bifurca, é só seguir as placas amarelas para a direita, passamos em La Claou(1740m) e continuamos vale adentro, finalmente uma subida até ao refúgio de Larribet(2060m), ainda era cedo pelo que decidimos subir mais um pouco, existem lagos a cerca de 30/45m, os Lagos de Batcrabére(2182m). Almoçámos e descemos pelo mesmo caminho tipo runner para tentar apanhar a fábrica dos chocolates Lindt em Oloron, a mais de 100km dali, aberta, já que tínhamos que passar por lá novamente para atravessar a fronteira, queríamos trazer sacadas de chocolates como prendas, tabletes de chocolate da Lindt desde 0,70€...Foi em vão, chegámos à loja às 18h38m, 8min. depois de ter fechado, ficámos pissed-off, ainda viemos dormir perto de Burgos, cansados, mas seguramente com um sorriso ainda maior do que quando começámos. No global das férias e no global do pouco que conhecemos até hoje, nota máxima para este Parque Nacional. Até para o ano Pirinéus