15-09-2013 Vilarinho das Furnas - Coriscadas - Toutas - Peijoqueiras - Ramisquedo - Louriça - Chã do Salgueiral - Chã de Cima - Peito de Gemessura, Serra Amarela, PNPG

Neste Domingo demos uma passeata pela Serra Amarela, sem nada definido a não ser conhecer de perto uma zona de prados que creio ser Peijoqueiras, a Sul do Ramisquedo. Dia rico em formas graníticas caricatas.
Partimos da barragem de Vilarinho em direcção à aldeia, em Vilarinho estavam a recolher algumas cabeças de gado após 4/5 meses na serra, dali continuamos para Norte pelo trilho secular que sobe para Coriscadas, deste ponto prosseguimos para Sul até um pequeno curral que pela carta parece-me ser Toutas, quase com vista para a albufeira, continuamos para Norte sem perder altitude com o Rio Cabra(Rio Parrado) do nosso lado direito, nesta zona começámos a reparar nas ditas formas graníticas.
Contornamos uma e outra corga e descemos para Peijoqueiras?!, zona de prados situados numa chã ao lado do Rio Cabra, o qual nos espantou pela quantidade de água que levava, mesmo depois de 50dias sem chuva tinha algumas poças interessantes para um refresco, próximo dos grandes carvalhos ali existentes passamos por uma construção facilmente recuperável, aquele sítio bem o merece.
Já de papo cheio decidimos dar uma saltada às Antenas da Louriça e subir por um sítio diferente de outras vezes. Continuámos para Norte, passamos no abrigo do Ramisquedo e flectimos para Oeste para subir a vertente, passamos em Porto Covo e seguimos mariolas até à Louriça, ponto mais alto da Serra Amarela.
Passamos no Muro e na chã com o mesmo nome já no trilho vulgar entre Brufe-Louriça, minutos depois passamos nas casarotas, continuamos para Sul para a Chã do Salgueiral onde iniciamos parte da descida para encontrar o estradão 3km depois, passamos na Chã de Cima com uma bela vista para a albufeira, e com as cores de final de tarde ainda melhor, contornamos um pequeno outeiro e descemos pelo Peito de Gemessura, da outra vez que desci por ali não tinha ficado com a impressão que fosse tão bruta mas afinal é, são 300m de desnível num curto espaço de tempo e com pedra solta à mistura. Atingido o estradão restou voltar ao local de partida. Total de 19km, altitude min: 560m na barragem e máxima: 1350m na Louriça.
Vamos aos registos
percurso
esta está espectacular! 

albufeira de Vilarinho
Vilarinho das Furnas








Coriscadas

Toutas?!




Vale do Rio Cabra
Xarah



esta também estava demais, pensei logo no arco do borrageiro na horizontal!






!

!
incrível este equilíbrio 
Peijoqueiras
Xarah
Peijoqueiras

bela poça





a dita construção


Peijoqueiras


Ramisquedo
abrigo


Ramisquedo
Ramisquedo





outra construção perto de Porto Covo





Louriça


Muro
albufeira de Vilarinho
magro...

Chã do Muro
Chã do Muro
Chã do Muro


casarota



Chã de Cima



Peito de Gemessura

1 comentário:

  1. Eles andam aí! Os aranhões! :)

    Espectacular caminhada e foto reportagem!

    Grande abraço,
    Berto

    ResponderEliminar