22-09-2013 Champery - Pas d`Encel - Cabane de Susanfe, Tour des Dents du Midi, Suiça

Os Dents du Midi são constituídos por 7 picos, situam-se no cantão de Valais nas proximidades do Lac Léman e da fronteira com França, Haute Cime com 3257m é o mais alto dos 7.
O Tour dos Dents du Midi pode ser iniciado em vários pontos, optámos por partir de Champery visto ser o ponto mais próximo da casa onde estávamos, a primeira foto são os Dents du Midi e é tirada da varanda dessa casa, hum...
Ao todo o Tour tem 45km, se acrescentarmos a distância desde Champery até à entrada no Tour e a subida ao Haute Cime ficamos com 60km de Tour e com 4 dias de caminhada, a altitude mínima é em Champery 1055m e máxima no Haute Cime 3257m.
Como no Tour do Mont Blanc tínhamos chegado à conclusão que tínhamos levado comer para mais dias do que o necessário, deduzimos que a meio deste Tour iríamos passar por algum mini-mercado em Mex para abastecer, mas deduzimos mal, neste Tour não há nenhum ponto para abastecer provisões por isso convém levar comida para os 4 dias ou então a carteira recheada para comer nos albergues.
Sem saber devo ter um protocolo com S. Pedro, 4 dias de tempo fantástico para caminhar, pena não ter levado a tenda desta vez.
Partimos de Champery(1055m) com um panfleto do percurso, senão no posto de turismo eram 30 francos pela carta, passamos no Grand Paradis e embrenhamo-nos no bosque onde ganhamos altitude rapidamente, passamos no parque de estacionamento do refúgio de Bonavau situado aos 1500m, ao passar no refúgio a senhora que toma conta da coisa perguntou o que estávamos a fazer, depois de termos dito procurámos pela marcação, a qual estava situada um pouco mais acima e induziu-nos em erro, para aí uma hora que perdemos com a brincadeira, a dita cuja viu-nos a subir e não foi capaz de dizer nada, 4dias depois ao passar novamente neste local antes de descer para Champery vimos uns bacanos a atravessarem uma vedação, vinham precisamente do sítio onde descemos quando nos enganámos. 
Um pouco depois de passarmos novamente pelo refúgio no rumo certo chegamos ao ponto em que entramos no Tour propriamente dito, optámos por seguir no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio.
Entretanto era quase hora de almoço e tínhamos que lidar com o Pas d`Encel, o único sítio que se pode tornar problemático para quem não lida bem com as alturas, é uma passagem por vezes exposta que conta com a ajuda de umas correntes durante algumas centenas de metros, mas foi muito pacífica para ambos.
Passado o Pas de Encel chegamos a uma pequena barragem onde almoçámos tranquilamente, uma hora depois a caminhar pelo interior do vale chegamos à Cabana de Susanfe(2102m), belo lugar com bonitas vistas, nas portas do wc tem muita informação sobre espécies protegidas, a dormida na cabana fica por 24francos por pessoa, à semelhança dos outros sítios onde ficámos achámos o preço em conta, nesse aspecto nem parecia ser na Suiça.
Ui, parece um testamento! 
Vamos aos registos
Dents du Midi vistos da varanda

à saída de Champery





Champery






refúgio Bonavau

dá-lhe


Pás de Encel pt1


Champery para trás
toca a subir
pt2









pt3

pt4















Cabane de Susanfe
esta fez-nos lembrar a Brecha de Roland

exposição de fotografia próxima da cabana

Haute Cime à esquerda
Cabane de Susanfe


Haute Cime e Cabana de Susanfe




as ditas informações no wc


Haute Cime



1 comentário:

  1. Olá caminheiros
    Fantastico, impressionante,caminhada espetacular parabens e não parem de postar as vossas aventuras.
    Abraço
    Serafim (pisatrilhos)

    ResponderEliminar