20-06-2015 La Poya - Plan Foyat - Le Catogne - Champex-Lac, Orsières, Valais, Suisse

texto e fotografias: Xavier
Ficha técnica:
distância: 14,10 km
subida total: 1459m
descida: 1438m
caminhada efectiva: 5h40m
tipo: circular
track aqui

A Xarah não vai aparecer nas próximas publicações porque encontra-se impossibilitada de nos acompanhar, foi operada a uma bossa na perna, à data ainda não sabemos se é algo de grave ou não mas a partir das caminhadas de Julho volta a aparecer em forma.
O Le Catogne(2598m) é um pico nas redondezas de Champex-Lac e onde se tem uma bela vista 360, neste Sábado não deu para ver grande coisa porque o nevoeiro tomava conta dos picos em redor, mesmo quando estávamos no pico o nevoeiro formava-se debaixo de nós e subia a uma velocidade impressionante.
Começamos a caminhada em La Poya(1266m) e embrenhamo-nos numa estreita corga por onde o trilho sobe durante vários kms até próximo de La Foyat(1986m), onde passamos com cerca de 2 horas de caminhada incluindo paragem para almoço.
Em Plan Foyat alargam-se os horizontes, deste ponto resta uma hora para ganhar os 600m de desnível até ao Le Catogne, o trilho a partir daqui fica bem mais interessante, decorre sempre pela aresta Norte, pena não podermos usufruir da vista por causa do nevoeiro.
Com 3 horas de caminhada chegamos ao Le Catogne(2598m), pelo que li é um pico bastante frequentado, o certo é que enquanto lá estivemos não passou por lá ninguém, a espaços lá conseguíamos ver o Lac Léman ao fundo e o Grand Chavalard que fica bem mais próximo mas de repente regressava o nevoeiro e não víamos nada, estivemos por lá uma meia-hora, a temperatura estava agradável.
Do pico continuamos para Sul e uma vez mais a encosta que descemos é bem íngreme onde perdemos cerca de 400m de altitude, entretanto o trilho começa a contornar a encosta sem desnível atravessando várias pequenas corgas, existe uma ou outra parte onde não convém escorregar, já com Champex-Lac aos nossos pés passamos num miradouro para a Li Blanche, uma formação rochosa particular, especialmente vista de Orsiéres.
A partir daqui voltamos a descer a encosta por um trilho também ele íngreme e muito bonito até perto de Champex-Lac(1470m), perdido o desnível o resto do trilho foi em ritmo de passeio, passamos em Champex d'en Haut e Champex d'en Bas até regressar a La Poya.
Vamos aos registos





é esta a primeira corga, La Poya fica na base

Grand Chavalard ao centro
Lac Léman ao fundo
pára-avalanches



aresta





Le Catogne


Le Catogne


panorama tapado pelo nevoeiro


panorama Norte

o 360 possível neste dia


panorama Sul

nós por cá
Le Catogne


bem inclinada a encosta













excelente o trilho





Li Blanche

Pierre Avoi
nós por cá



Champex-lac




por onde tínhamos andado


Sem comentários:

Enviar um comentário