23-05-2015 Noiraigue - Le Soliat - Creux du Van - La Grand Vy - Ferme Robert, Val de Travers, Massif du Jura, Neuchatel, Suisse

texto e fotografias: Xavier

Mais umas mini-férias de 3 dias, como voltou a nevar aos 1300m surgiu a ideia de caminhar em montanhas mais baixas, surgiu o maciço do Jura que culmina a 1720m.
Chegamos a Noiraigue(700m) e ficámos logo pasmados com a quantidade de gente que por ali andava, para este primeiro dia fomos conhecer a jóia do Jura, o circo glaciar calcário Creux du Van, um belo cenário.
Partindo de Noiraigue começamos por apontar a Sul seguindo a estrada asfaltada, minutos depois seguimos as indicações para Les Oeuillons(1000m) já no interior da floresta, passamos neste local com 45 minutos de marcha, a partir daqui o trilho deixa de ser estradão e transforma-se em trilho de pé posto à medida que íamos passando por dezenas e dezenas de pessoas. Ziguezagueamos montanha acima por outros 45 minutos e chegamos a um dos bordos do circo glaciar Creux du Van, deste ponto descemos um pouco e já se obtém uma vista interessante.
Continuamos em direcção a Le Soliat(1400m) e depois em direcção a La Grand Vy sempre pela beira do circo, esta parte do trilho é realmente bonita. Dada a volta completa ao circo passamos rapidamente em La Grand Vy onde existe uma quinta com alojamento, seguindo o trilho iríamos começar a descer mas ainda não tínhamos tido visto para o lago de Neuchatel pelo que continuámos 1,5km(ir e vir) para Sul até ter vista para o lago em Roche Devant mas o céu estava carregado com aquela neblina manhosa.
Voltamos a passar em La Grand Vy e começamos então a descer rumo à Ferme Robert, lá perto passamos por uma zona com vários painéis informativos sobre a geologia, a fauna e a flora, a história...muito interessante! Seguiu-se o regresso ao local de partida maioritariamente por caminhos florestais e entre a floresta.
Total 5 horas de caminhada efectiva como indicava a brochura.
Apesar de querermos começar a caminhar ali no dia seguinte, em Noiraigue, fomos até Le Soliat que fica bem próximo do circo glaciar, estava fisgado em fazer algumas exposições manuais mas nada feito, o céu manteve-se totalmente nublado depois do jantar.
Acordei às 5.45 para ver o nascer do sol mas também não estava de especial, aguardei mais um pouco e fui aproveitar o belo cenário causado pelas cores do circo Creux du Van, estava um cenário ainda mais bonito que no dia anterior, andei por ali a deambular mais de uma hora.
Vamos aos registos dos 2 dias
Creux du Van

o percurso


estação de comboio de Noiraigue










Creux du Van
Le Soliat

a Tixa e a Xarah


Creux du Van





Creux du Van
Creux du Van


nós por cá
Creux du Van
Creux du Van

Creux du Van



Creux du Van
Creux du Van




Creux du Van
bouquetins

La Grand Vy


lago de Neuchatel
















ravioli com molho bolonhesa, o menu do jantar
bom dia


Creux du Van
Creux du Van
Creux du Van
Creux du Van
Creux du Van
Creux du Van
Creux du Van
bouquetin
na tranquilidade


Creux du Van


painel com os picos visíveis desde Le Soliat
mas não era hoje




bom dia Xarah

Sem comentários:

Enviar um comentário