02-07-2015 Tour des Muverans dia3, Les Plans du Foche - Derborence - Pas de Cheville - Anzeinde - Col des Essets - La Vare - Pont de Nant, Valais/Vaud, Suisse

ficha técnica
distância: 16,75km
caminhada efectiva: 5h30m
tipo: linear

DIA 3

Por volta das 7 da manhã o Sol já batia na tenda, a noite tinha sido bem quente e quando acordámos já deviam estar uns 25ºC, é muito tendo em conta que dormimos aos 2200m, chegava a anunciada vaga de calor.
Arrumada a tralha iniciamos a longa descida por um belo trilho entre uma paisagem calcária, passamos no Ref. La Chaux(1956m) e continuamos para Derborence, não conhecíamos a zona e achámos interessante e bonita, realmente encaixada entre vales e montanhas.
Com 2 horas e meia de caminhada passávamos em Derborence(1460m) e o seu belo lago, isto era quase hora de almoço e a temperatura passava os 30ºC, continuamos para o Pas de Cheville(2038m), as placas amarelas indicavam 1h30m, felizmente assim que saímos de Derborence embrenhamo-nos na floresta e assim continuamos durante uma hora até perto de Cheville(1700m), altura em que trocamos de margem e atacamos a subida para o Pas de Cheville, não corria uma brisa, foi estranho sentir todo aquele calor aos 2000m, no Pas de Cheville(2038m) passamos do cantão do Valais para o Vaud, é possível ver ao longe algumas montanhas do Valais mas estava aquela neblina manhosa, finalmente neste ponto corria algum vento, almoçámos pela zona no sopé S do Sommet des Diablerets.
Repasto tratado continuamos para Oeste descendo suavemente enquanto do lado direito se estendem as grandes paredes do maciço dos Diablerets, em Anzeinde(1876m) flectimos para Sul e percorremos rapidamente a curta distância que nos separa do Col des Essets(2030m).
Chegados ao Col des Essets(2030m) acabaram as subidas, para terminar este belo tour bastava-nos descer até Pont de Nant(1260m) passando por La Vare(1756m) e em Le Richard(1537m). Cerca das 17h chegámos ao carro extremamente contentes e cansados, aquele misto maravilhoso.
Conclusão, tivemos muita sorte com o tempo, 3 dias de céu limpo, noites quentes, a única coisa que faltou foi a Xarah mas como sabíamos que ela estava bem entregue lidámos bem com a coisa. O Tour des Muverans não é tão frequentado como outros tours que já fizemos, seguramente porque não é tão conhecido porque é igualmente bonito, ter paisagens como estas a 20/30km de casa é um sonho!
Vamos aos registos fotográficos

ai que moleza

rumo ao Col des Essets

Col des Essets

o colo des Essets vai ficando para trás