12-07-2015 Col Grand St. Bernard - Col des Chevaux - Pointe des Lacerandes - Col du Bastillon - Mont Telliers - Lacs de Fenêtre - Fenêtre de Ferret, Valais, Suisse/Italie

texto e fotografias: Xavier
ficha técnica
distância: 17km
subida total: 1187m
descida: 1187m
caminhada efectiva: 5h
tipo: circular
track: aqui

Passagem em 3 colos, 2 picos e 7 lagos são os ingredientes desta bela caminhada circular.
Iniciamos a caminhada no Col du Grand St Bernard(2470m)(fronteira Itália/Suiça) apontando ao Col des Chevaux(2714m) onde passamos com pouco menos de uma hora de caminhada, esta parte do percurso decorre já com vista para o Grand Combin(4314m) e para o Mont Vélan(3727m) do nosso lado direito, a NE do colo é possível fazer um pequeno desvio e subir ao Pointe des Lacerandes(2776m) que fica logo ali ao lado, subimos pela larga aresta e em 10/15 minutos estávamos nesse pico, tomámos um reforço matinal enquanto aproveitávamos as belas vistas, Grand Combin, maciço do Monte Branco, etc...
 Regressamos ao colo, descemos para a Combe de Drône(2410m) e apontamos ao lago Grand Lé(2560m) porque o trilho não faz esse pequeno desvio, depois passamos ao lado do lago Petit Lé e subimos para o segundo colo do dia, o Col du Bastillon(2754m), neste colo ficamos ao lado do Mont Telliers(2949m), na carta não aparece nenhum trilho mas as linhas de desnível tinham bom aspecto e sai um trilho algo definido não marcado na direcção do pico, a Tixa foi descendo em direcção aos lagos de Fenetre enquanto eu dei uma saltada ao Mont Telliers, os 200m de desnível fazem-se bem em 20 minutos e as vistas compensam este pequeno desvio, se no Pointe des Lacerandes já tínhamos vista para o maciço do Monte Branco no Mont Telliers fico mais próximo, o tempo é que ia ficando muito nublado para aquela região, enquanto que para o lado do Grand Combin o cenário estava bem mais bonito. Regresso ao colo em 10 minutos a um bom ritmo e continuo a descer para os belos lagos de Fenêtre(2456m), a paisagem por escassos minutos faz lembrar um ambiente lunar e um pouco antes de chegar ao primeiro lago volta ao verde.
Almoçamos pela zona e retomámos a caminhada rumo à Fenêtre de Ferret(2700m) onde passamos meia-hora depois de sairmos da zona dos lagos, este colo é também fronteira Suiça/Itália.
Em solo italiano voltamos a descer, na carta o trilho indicado desce até aos 2300m e volta a subir 150m para atingir o colo Grand St. Bernard, no entanto no terreno é possível ver um trilho que contorna toda a encosta até chegar ao colo sem desníveis, é por aí que seguimos até ao colo, contornamos o lago pelo lado esquerdo e estávamos de regresso ao antigo hospício, onde tínhamos começado.
É uma região muito atractiva, são vários os picos a roçar os 3000m e facilmente acessíveis, além disso começa-se a caminhar alto, quase aos 2500m, existem opções para todos os lados e donde se tem grandes vistas, neste dia passámos por umas 80 pessoas.
Vamos aos registos desta bela caminhada

os famosos cães São Bernardo
o antigo hospício











Grand Combin e Mont Vélan
nós por cá
col des Chevaux e Pointe des Lacerandes à direita

Grand Combin e Mont Vélan
Pointe des Lacerandes
e aparece o maciço do Monte Branco

Mont Dolent em destaque


Mont Blanc e Grandes Jorasses ao centro
zoom ao Mont Blanc e Grandes Jorasses


Grand Combin




360 Pointe des Lacerandes
panorama Oeste
panorama Este

a Xarah

descida para a Combe de Drône






sempre que podia a Xarah refrescava-se




Mont Telliers

lago Grand Lé
Grand Combin e Mont Vélan



Col du Bastillon ao centro e Mont Telliers à direita


Grand Combin

novamente o Col du Bastillon

Mont Blanc e Grandes Jorasses
panorama maciço Monte Branco
Mont Dolent à direita
rumo ao Mont Telliers

cada vez mais perto
quase

olhando para o Col du Bastillon

360 Mont Telliers
panorama Norte
panorama Oeste
panorama Este
panorama Sul


Lacs de Fenêtre
Mont Dolent ao centro



a caminho dos lagos de Fenêtre


um dos belos lagos de Fenêtre







Fenêtre de Ferret é o colo da direita
outro dos lagos de Fenêtre


Fenêtre de Ferret






lado Italiano


o tal trilho sem desníveis rumo ao Grd St Bernard





já perto do colo


Col Grande São Bernardo

Sem comentários:

Enviar um comentário