08-08-2015 La Gouille - Lac Bleu - Mont de l'Etoile - Cab. Aig. Rouges - Pra Gra, Val d'Hérens, Valais, Suisse

texto e fotografias: Xavier
ficha técnica
distância: 21km
subida total: 1719m
descida: 1709m
altitude mínima: 1840m
altitude máxima: 3370m
caminhada efectiva: 7h10m
tipo: circular
track: aqui

no pico do Mont de l'Etoile

Ok! Admitimos! Estamos viciados no Valais!
Este mês de Agosto tem tido uns fins de semana com um tempo nada espectacular, só foi possível caminhar 1 dia em cada fim de semana. O objectivo de mais uma incursão no Val d'Hérens era subir ao Mont de L'Etoile(3370m).
Partimos de La Gouille(1845m), com 30min. de caminhada passamos no Lac Bleu(2092m) e continuamos a subir direcção O, as marmotas dominam estas encostas e o barulho estridente de aviso é constante. Com 2 horas de caminhada passamos próximo da Cabane Aig.Rouges e flectimos para Norte sem passar a linha de água, as marcas passam de vermelho e branco para azul e branco, seguimos durante breves minutos pela moreia já com as Aiguilles Rouges e o seu glaciar bem próximo, o tempo esse degradava-se rapidamente e uma vez mais corríamos o risco de chegar ao pico e não ver nada, entretanto saímos à direita abandonando o trilho marcado seguindo umas marcas verdes, o Mont de l'Etoile ia ficando do nosso lado esquerdo, não tendo a certeza para onde aquelas marcas me levariam abandonei e apontei ao Mont de l'Etoile sem trilho definido, passo num pequeno lago( +/-3050m) e subo pelo lado esquerdo desse lago, vencida essa subida encontro-me num pequeno colo donde é possível ver o glaciar de Vouasson e onde reencontro o trilho marcado que sobe pela moreia, neste pequeno colo é onde começa a derradeira subida rumo ao Mont de L'Etoile(3370m), é bastante íngreme em certas secções e com muito cascalho à mistura, bastante escorregadio e perigoso se molhado, na parte final a aresta vai ficando mais estreita mas sempre sem apresentar grande dificuldade apesar de ter 2/3 curtas passagens aéreas, o tempo continuava a piorar, mesmo assim ainda conseguia apreciar as vistas para a zona do Dent Blanche e do Mont Collon que se manteve durante todo o dia bastante fotogénico, no Mont de l'Etoile existem 2 mariolas. 5 minutos depois de lá ter chegado começou a chover, chuva misturada com granizo, desci muito rapidamente para evitar o tal terreno escorregadio que ali se torna perigoso.
De regresso ao pequeno colo parou de chover, pensei em continuar para S pela cumeada até ao Col Nord du Darbonneire e assim que retomo a caminhada caem 2 relâmpagos ali bem perto, abortei logo a ideia e desci na direcção da Cab. Aig. Rouges ao encontro do trilho marcado, parámos na zona da moreia para almoçar de frente para as Aiguilles Rouges.
O tempo parecia acalmar e optámos por fazer uma volta circular, passamos na Cab. Aig. Rouges(2810m) e continuamos para Pra Gra, caminhando de frente para o Mont Collon e para o Pigne d'Arolla, em Pra Gra(2300m) flectimos para N e seguimos por um belo trilho a meia encosta, estreito e com umas belas vistas, decorre sempre 200/300m acima da base do vale. Para finalizar voltamos a passar no Lac Bleu(2092m) e em cerca de 20min. estávamos de regresso a La Gouille. Bela aventura.
Registos fotográficos
La Gouille



Lac Bleu


gafanhoto
gafanhoto
na direcção do Col des Ignes

Mont Collon

a Xarah
borboleta


Mont Collon e Pigne d'Arolla
Mont Collon e Pigne d'Arolla
queda de pedras creio
Cabane des Aiguilles Rouges à direita

Mont Collon

Mont de l'Etoile ao centro

moreia
Aiguilles Rouges


glaciar des Aig. Rouges

chamois à espreita


Aig. Rouges
Dent Blanche
Aiguilles Rouges
e o seu glaciar

pequeno lago no sopé do Mont de l'Etoile


glaciar de Vouasson






glaciar de Vouasson
Mont de l'Etoile
Mont de l'Etoile
glaciar de Vouasson

panorama S



Aiguilles Rouges
panorama O
panorama N

360 Mont de l'Etoile
panorama S
panorama S
eu e a Xarah
glaciar de Vouasson

glaciar de Vouasson
Mont de l'Etoile
glaciar de Vouasson










Mont Collon

Mont Collon






Cabane des Aiguilles des Rouges
Cabane des Aiguilles des Rouges






Pigne d'Arolla
Mont Collon
Pra Gra
Pra Gra


chamois ao centro

Lac Bleu

vista para uma parte da caminhada do fim de semana anterior, Sasseneire à esquerda e à direita Col du Tsaté

Sem comentários:

Enviar um comentário