29-08-2015 Zinal - Le Vichiesso - Roc de la Vache - bivouac below Cabane de Tracuit, Valais, Suisse

texto e fotografias: Xavier
ficha técnica
distância: 13km
subida total: 1285m
descida: 125m
altitude máx: 2820m
altitude min: 1785m
caminhada efectiva: 5h
tipo: linear
track: aqui

Anunciava-se uma vaga de calor para este último fim de semana de Agosto, pareceu-nos a altura indicada para ir pela primeira vez a um 4000, o Bishorn(4153m), também chamado o 4000 das damas, situado na região de Zinal no cantão do Valais é o 4000 mais fácil em território suiço sem teleféricos na zona, não apresenta nenhuma dificuldade técnica e só na parte inicial o contornar das fendas no glaciar Turtmann pode provocar alguns problemas na progressão.
Ora, a meio da semana que precedeu este fim de semana começámos a preparar as coisas enquanto a Tixa recuperava da constipação que lhe peguei, liguei para a Cabana de Tracuit para reservar a noite de Sábado mas já estava completa, o que não me admirou, entretanto perguntei se havia problema em montar a tenda abaixo do refúgio, no ano passado tinha feito a caminhada Zinal(1675m)-Cabane de Tracuit(3256m) e sabia que havia uns locais tipo top para montar a tenda entre os 2800m e os 2900m, o que tornaria esta primeira vez ainda mais especial.
Partimos de Zinal(1675m) por volta do meio-dia, tínhamos bastante tempo para chegar ao sítio de montar a tenda pelo que seguimos um caminho mais longo que o habitual e começámos por caminhar direcção Sul atravessando a enorme chã na base do vale, com 1 hora de caminhada passamos em Le Vichiesso(1862m), pouco depois passamos para o outro lado do vale e flectimos para Nordeste onde iniciamos a subida até ao Roc de la Vache(2581m), numa primeira parte ziguezagueamos pelo interior da floresta, passamos perto do lago de Arpitetta(2200m) e meia-hora depois parávamos um pouco no belo miradouro Roc de la Vache(2581m).
Descemos um pouco para passar a torrent du Barmé onde aproveitámos para encher as garrafas de água, a temperatura ali, aos 2500m, rondava os 20/25ºC, aí estava a vaga de calor. Passada a ribeira voltamos a subir na direcção da Cabana de Tracuit(3256m), passamos em Combautanna(2578m) e uma meia-hora depois, por volta dos 2700m, começámos a estar atentos a possíveis locais para montar a tenda, entretanto vemos gado um pouco mais abaixo, tínhamos que subir mais, e também o que subíssemos hoje não precisávamos de subir na madrugada do dia seguinte, acabámos por montar a tenda perto dos 2900m onde o verde dá lugar ao cinza das pedras. A Tixa continuava com bastante tosse que já a atazanava à vários dias, se ela continuasse assim o mais certo era descer no dia seguinte sem subir mais.
Tratámos do jantar, montámos a tenda e assistimos tranquilamente ao pôr-do-Sol sempre com um olhar atento ao gado que parecia ter vontade de se aproximar, tivemos o cuidado de montar a tenda onde elas não nos vissem.
Uma hora depois do Sol se pôr eis que aparece a lua, completamente cheia, no direcção do colossal Weisshorn, estava-se tão bem, mas tão bem fora da tenda, pouca humidade e zero vento, as vistas estavam sublimes, atrás de nós a Cabane de Tracuit como que pendurada no colo e à frente desde o Zinalrothorn até ao Grand Cornier passando pelo Besso, Dent Blanche entre outros.
Ficámos fora da tenda até à meia-noite, estava-se tão bem, quase que ignorávamos que tínhamos que acordar às 4h30m, seguramente a ansiedade também não ajudava.
No curto período em que dormimos acordámos os 2 umas 5 vezes com enormes estrondos na montanha, pensávamos que seriam glaciares mas não, eram pedaços da montanha a desfazer-se, o barulho durava tanto tempo que conseguia sair da tenda para ver, ainda por cima como estava lua cheia via-se muito bem.
E foi assim este primeiro dia deste magnífico fim de semana.
Vamos aos registos do dia.

360 local da tenda
Zinal
a enorme chã
o impressionante Weisshorn

Grand Cornier
Zinalrothorn

o Besso







Dent Blanche atrás do Grand Cornier

a caminho da Roc de la Vache
Weisshorn


Roc de la Vache
Val d'Anniviers
360 Roc de la Vache
edelweiss



Val d'Anniviers



a Tixa e o Weisshorn atrás


Cabana de Tracuit um pouco à esquerda
Zinalrothorn em destaque



Cabana de Tracuit

Dent Blanche ao centro



Pôr do Sol
felizes e contentes




uma vez mais, Zinalrothorn
espectacular




impressionante, parecia de dia

Sem comentários:

Enviar um comentário