08-11-2015 Pointe d'Orny - Cabane du Trient - Cabane d'Orny - Tzeno du Frine - Forêt Voutaz - Champex-Lac, Orsières, Valais, Suisse

texto e fotografias: Xavier
ficha técnica
distância: 12,77km
subida total: 191m
descida: 1773m
altitude máx: 3270m
altitude min: 1498m
caminhada efectiva: 5h30m
tipo: linear
track: aqui
Acordei quando os 3 alpinistas se preparavam para iniciar a ascensão à Aig. du Tour, já no exterior enquanto eles atravessavam o plateau du Trient subi ao pequeno pico nas traseiras do refúgio onde tem uma grande cruz, para assistir ao nascer do Sol, pouco depois lá estava ele, um pouco à direita do Grand Combin, desci novamente à cabana e comecei a arrumar as tralhas que esperava que a borralheira da Tixa acordasse para tomarmos o pequeno almoço, de toda a maneira não tínhamos pressa nenhuma, tínhamos o dia todo para regressar a Champex-Lac.
Por volta das 9h tomámos o pequeno almoço e dei uma saltada ao Pointe d'Orny(3270m), um pico facilmente acessível a apenas uns 20 minutos de distância da Cabana du Trient. No Pointe d'Orny estava-se mesmo bem, zero vento e zero nuvens, o calor aquecia bem e não foi preciso muita roupa para me proteger do frio.
Feitos os registos e contemplada a bela vista 360 regressei à cabana, chegava a hora da difícil decisão, regressar ao carro, estava-se tão bem naquela varanda do refúgio, enquanto isso, nos céus eram vários os helicópteros e as avionetas que passavam, tomara, com um dia destes o maciço do Mont Blanc exibia-se com toda a sua elegância.
Iniciámos o regresso já depois das 11h, tranquilamente, uma hora depois passávamos na Cab. de Orny(2826m) e almoçámos por lá ao Sol, impressionante, estávamos os 2 em t-shirt ali aos 2800m.
Repasto tratado retomamos a descida, na segunda bifurcação após passar a Cabana de Orny seguimos pela margem direita da linha de água da Combe d'Orny, seguindo as indicações Foret Voutaz/ Champex-Lac, a partir não voltaríamos a apanhar com o Sol, que pena. Foi a primeira vez que fizemos este percurso alternativo para Champex-Lac e creio que foi a última, é uma descida abrupta de 1000m, terrível para os joelhos, a opção por La Breya é sem dúvida muito mais interessante e bonita, somente na parte final, quando o trilho bifurca em Tzeno du Frine(1490m) é que o percurso fica interessante à medida que decorre pelo interior da floresta, uma hora depois regressávamos ao carro terminando assim mais um fim de semana memorável, é bom que nos acalmemos um pouco para ter tempo para saborear estes belos meses que temos passado aqui nos Alpes.
Vamos aos registos
Aig. du Tour à direita
Aig Dorées

bom dia Grand Combin

plateau du Trient





Pointe d'Orny




Cabane du Trient

mariolas no Pointe d'Orny
Pointe d'Orny



Dents du Midi à esquerda
Dents du Midi
plateau du Trient

Grand Combin
panorama E
no Pointe d'Orny
panorama O
Lac d'Emosson ao centro

nós por cá

a moleza da Xarah


a Cabane du Trient


Grand Combin






glaciar d'Orny



Cabane d'Orny
Cabane d'Orny
Grand Combin




chamois




regresso a Champex-Lac

Sem comentários:

Enviar um comentário