25-10-2015 Reusch - Bodeli - Olde - Oldenhorn/Becca d'Audon, Bern, Suisse

altitude min: 1350m
caminhada efectiva: 7h/7h30m
tipo: linear
Na semana que antecedeu este fim de semana não nevou, equacionámos novamente uma subida a um pico 3000.
O Oldenhorn(3123m)(pico fronteiriço entre 3 cantões, Bern,Vaud e Valais) estava nos nossos planos há algum tempo, mas visto que a subida se faz durante kms numa face Norte pensávamos que teria que ficar para a próxima época devido à neve.
Partimos neste Domingo de Reusch(1340m), seguimos em direcção a Sul, rumo que mantemos em quase toda a caminhada. Embrenhamo-nos na bela floresta até que o estradão começa a ziguezaguear encosta acima. Em 30 minutos passamos em Bodeli(1550m) onde começamos a ver o circo para onde nos dirigimos, o estradão continua a ziguezaguear até chegar a Olden(1900m) onde passamos com uma hora e 10 minutos de caminhada e onde deixamos o estradão, continuamos pela margem direita da linha de água sem desníveis, altura em que começamos a ver muita bicharada, bouquetins, raposas e um enorme grupo de chamois.
Por volta dos 2000m chegamos à neve, tínhamos ainda mais de 1000m de desnível para vencer, subimos até bem perto do colo sempre pelo trilho de pé posto, nem sempre evidente, até que nos últimos 100m seguimos pela pista de ski, sempre com muita neve, acumulações na ordem dos 30/40cm que dificultavam bastante a progressão, mesmo antes do colo parámos para almoçar, o tempo esse até nem tinha estado mau mas ali comemos enquanto tremíamos de frio, comemos num tempo recorde e continuámos a marcha, felizmente no colo as nuvens começaram a dissipar-se e o tempo ficou muito mais agradável.
A vista desde o colo(2730m) é espectacular, o Grand Combin destaca-se mesmo em frente, avançando um pouco mais eis que vemos o glaciar de Tsanfleuron na totalidade, muito bom.
A Oeste encontramos o Oldenhorn(alemão)/Beccad d'Audon(francês)(3123m), o trilho está bem definido e o percurso decorre quase sempre na face Sul, assim que passamos um pouco para Norte encontramos muito mais neve, mas mesmo assim, nada comparado com a subida até ao colo. Do colo ao pico do Oldenhorn(3123m) são 400m de desnível, faz-se bem nuns 45min. Felizmente à medida que ia subindo o tempo ia ficando melhor, na subida existem algumas partes com cabos para ajudar na progressão apesar de não haver nenhuma parte exposta.
Com 4h15m de caminhada efectiva chegava ao pico, estava-se tão bem que fiquei por ali uns 45 minutos a apreciar a paisagem enquanto via a Tixa lá em baixo a deambular pelo glaciar de Tsanfleuron. As vistas são muito interessantes, montanhas do Chablais, Lac Lèman, Gstaad, região do Jungfrau, Bietschhorn, montanhas de Mischabel, Monte Rosa, Bishorn, Weisshorn, Matterhorn, Dent Blanche, Dent d'Hèrens, continuando para Oeste o Grand Combin e ainda mais a Oeste o maciço do Mont Blanc embrenhado no nevoeiro, para finalizar uma bela vista sobre o sommet des Diablerets e o seu glaciar bem mais próximos que até me fizeram esquecer as construções do glacier 3000, estava um cenário memorável.
A hora tinha mudado neste Domingo, por volta das 4 da tarde ainda estava no pico a 3123m, tinha 2 horas de luz para refazer os 10km e descer 1800m de desnível, por outro lado estava super tranquilo, só precisava de ter luz até chegar a Olden(1900m) porque depois é estradão.
Chegou a hora de regressar, desci o mais rápido possível até ao colo onde reencontrei a Tixa, descemos pelo traçado da pista de ski porque a progressão era bem mais rápida, antes de passar em Olden vimos pela primeira vez as pombas brancas, nunca tínhamos visto antes.
Continuámos pela outra margem e descemos à base do vale em Olden(1900m), onde começou verdadeiramente a escurecer, e passados 20 minutos já se viam estrelas, terminámos assim esta bela jornada com um bom desnível com uma hora de caminhada na obscuridade, foi mais um dia muito bem passado com uma ascensão a um belo pico.
Vamos aos registos
Reusch

a Xarah

Olde

aqui apontamos a um pequeno colo à direita

bouquetin ao centro

a Tixa e a Xarah

chamois ao centro

a Xarah
chegada ao pequeno colo

glacier de Tsanfleuron
as montanhas do Valais como pano de fundo
Dent Blanche e o Matterhorn ao centro
Bishorn e Weisshorn ao centro
Grand Combin
Sommet des diablerets

Oldenhorn/Becca d'Audon
Xarah
maciço do Mont Blanc

glacier de Tsanfleuron e o snow park dos Diablerets à direita