18-06-2017 Sattle-Brischeru-Garsthorn-Malchgrat, Valais, Suisse

texto e fotografias: Xavier
ficha técnica:
distância: 11,32km
subida total: 1200m
descida: 1200m
altitude máx: 2926m
altitude min: 1780m
caminhada efectiva: 4h30m
tipo: parcialmente circular
track: aqui
cotação: T3

video do dia

Mas que belo dia!
Iniciámos esta caminhada no local onde dormimos, em Sattle(1750m), local que conta com uma vista maravilhosa! De Sattle subimos pela floresta, excelente para aquecer! 50 minutos depois passamos em Brischeru(2020m), onde existem 2 aglomerados de casas, antes de passar no segundo saímos para norte antes de passar uma linha de água, altura em que abandonámos o trilho marcado. Seguimos por um pequeno carreiro evidente que sobe a face sul do Garsthorn, passamos do lado esquerdo de uma cruz aos 2440m e chegamos a uma pequena chã, neste ponto vê-se escrito numa pedra Garsthorn e uma seta, continuamos sempre a subir por um carreiro evidente enquanto que nas nossas costas a vista começa a ficar escandalosa. Só nos últimos 50m é que encontrámos neve, este é dos picos que tem muito melhor aspecto uma vez de frente para a montanha que no mapa, um simpático T3. Com 3h de caminhada a um ritmo tranquilo chegávamos a este brilhante pico, uma vista 360 avassaladora nos aguardava, a Este o Galenstock situado na extremidade do cantão do Valais, continuando para Sul, montanhas de Binn, Fletschhorn, um pouco do Weissmies, maciço do Monte Rosa, montanhas de Mischabel, Matterhorn, Weisshorn, Bishorn, continuando para oeste, Grand Combin, maciço do Mont Blanc e na ponte Oeste os Dents do Midi, outra extremidade do cantão do Valais, Sommet des Diablerets, Wildhorn, para completar a impressionante vista a norte temos o Bietschhorn e o Aletschhorn assim como uma bela perspectiva do glaciar do Aletsch. Almoçámos por ali num quadro fabuloso e ficámos uma boa hora no pico.
Chegava a hora de regressar, a continuação da aresta para norte tinha bom aspecto e um pouco mais distante via-se vestígios de um carreiro que descia pela Malchgrat, seguimos então para norte fazendo assim a travessia deste Garsthorn(2927m), avançamos pelo lado esquerdo da aresta até chegar ao tal carreiro, a descida pela Malchgrat é bem inclinada, a dada altura flectimos para SE por volta dos 2400m, altura em que olhamos para trás e ficamos impressionados com a inclinação da encosta que tínhamos descido e com a beleza da face Sul deste Garsthorn, na descida a vista para o Bietschhorn continua a atrair todas as atenções!!
Continuamos para SE um pouco fora de trilho até apontarmos ao ponto 2240m, daqui um carreiro entre uma floresta antiga leva-nos de volta a Brischeru fazendo assim uma volta circular, o resto da descida foi pelo mesmo caminho. Regressámos ao carro por volta das 6 da tarde, num ritmo super tranquilo, terminava assim este belo fim de semana, está aberta a época das grandes caminhadas!!
Vamos aos registos.
 Weisshorn
Montanhas de Mischabel





 


 Brischeru


 Garsthorn



 Matterhorn, Weisshorn, Bishorn
Monte Rosa e montanhas de Mischabel


 oh moleza!









 Bietschhorn!! provavelmente a montanha mais bonita do Valais




 ao centro o glaciar Aletsch


 panorama S

 panorama E

glaciar Aletsch


 Grand Combin ao centro
 Mont Blanc ao centro

 nós no Garsthorn

 a moleza!




 só mais uma...






 momentos...





  pastor por breves minutos




Sem comentários:

Enviar um comentário