16-7-2017 GR20 Dia1 Calenzana - Refuge Ortu di u Piobbu - Refuge Carrozzu, Córsega, France

texto e fotografias: Xavier
ficha técnica:
distância: 22km
subida total: 2350m
descida: 1370m
altitude máx: 1944m
altitude min: 247m
caminhada efectiva: 11h
tipo: linear
track: aqui

video do dia

Para estes 15 dias de férias em Julho tínhamos planeado ficar pela Suíça, entretanto na semana antes a meteorologia não nos agradava, vai daí escolhemos um destino onde o tempo iria estar favorável.
Há anos que temos um mapa do GR20 na Córsega, normalmente os 180km são percorridos em 16 etapas(16 dias), mas estávamos convictos que conseguiríamos fazer em menos que isso, teria que ser, porque no máximo iríamos estar 13 dias na ilha.

Com o destino traçado tratámos de comprar o bilhete do barco, foi a nossa opção, assim se conseguíssemos acabar o GR20 com 8 dias tínhamos o carro para conhecer algumas das maravilhosas praias desta bela ilha.
A ideia passava por percorrer o GR20 em autonomia completa, os refúgios estão todos infestados com as punaises de lit(bad bugs)(não sei o nome em português), se havia uma coisa que estávamos certos é que não podia de forma alguma trazer 1 bicho desses na mala para o nosso chalet, desinfestar uma casa com esse bicho é super super caro e sem garantias!
Esses bichos escondem-se durante o dia e atacam enquanto a malta dorme, no dia seguir a malta acorda com pontos vermelhos parecidos com as picadelas das pulgas mas bem pior e são os reis da reprodução!
Fomos até Bastia no barco, dali a Calvi são menos de 2 horas de carro, e de Calvi a Calenzana, local de início do GR20, são uns 10 minutos também de carro.

Dia 1
Começámos tarde no primeiro dia, por volta das 10h iniciávamos esta longa jornada, os tempos anunciados nos sites pareciam-nos exagerados mas afinal não eram assim tanto, a primeira etapa de 14km, 1400m de desnível entre Calenzana e o refuge d'ortu di u piobbu fizemo-la em 5h, nos sites falavam em 6h30m, é certo que paramos muitas vezes para fotografar, tirar videos, e apreciar a paisagem, mas mesmo assim temos a noção que lhe demos bem.
Chegamos ao primeiro refúgio por volta das 15h, almoçámos e perguntámos quanto tempo até ao próximo refúgio, a senhora disse-nos umas 5h30m, isto para fazer 7km, achámos exagerado, a primeira parte desta segunda etapa até dá para avançar bem mas desde que passamos um colo a coisa complica-se bastante, muitas partes técnicas, sobe e desce constante onde a progressão é super lenta, quase sempre é preciso usar as mãos e com um saco de 18kg nem sempre era evidente. Com 5h de caminhada efectiva lá chegávamos ao final da segunda etapa, o refuge de Carrozzu, isto eram umas 21h, confesso que chegámos a este segundo refúgio completamente estoirados, tínhamos 22km percorridos e 2300m de desnível positivo. Montar a tenda, fazer jantar e tal, quando nos deitámos eram umas 11 da noite, super tarde. Ali esquecemos logo a ideia de fazer o GR20 em 7 dias. Neste primeiro dia nem sequer meti o despertador, tínhamos que descansar! Este refuge de Carrozu é dos poucos onde, caso haja um incêndio, não há escapatória, isso preocupou-nos um pouco.
Alguns registos

Córsega


Bastia
Calenzana










































Refuge Ortu di u Piobbu





























































a chegar ao Refuge Carrozzu

Sem comentários:

Enviar um comentário