12-8-2017 Teschalp - Tufteralp - Ritzengrat - Unterrothorn - Oberrothorn - Tufterchumme, Zermatt, Valais, Suisse

texto e fotografias: Xavier

o Weisshorn ao centro

espectacular timelapse
ficha técnica:
distância: 26km
subida total: 1560m
descida: 1560m
altitude máx: 3414m
altitude min: 2200m
caminhada efectiva: 8h30m
tipo: parcialmente circular
track: aqui
cotação: T2

video do dia

Na sexta feira que antecedeu este fim de semana nevou todo o dia acima dos 2000m, nem parece Agosto, as temperaturas acima dos 2200m iam estar negativas todo o dia, fresquinho!
Tomámos o pequeno almoço tranquilos, carregámos a carrinha com a tralha para o fim de semana e fomos para Zermatt. Em Tasch, subimos para Taschalp pela estrada bem estreita, é um sítio fenomenal, passa neste sítio a mítica Europaweg, que liga a Grachen a Zermatt.
Fui perguntar no Europaweghutte em Taschalp sobre as condições do trilho, fui muito bem esclarecido, adoro esta Suiça!
Em Taschalp passamos para o outro lado do rio e continuamos durante vários kms sem grandes desníveis e com uma vista magnífica, chocante mesmo!
Na bifurcação aos 2311m seguimos para Este e começamos a ziguezaguear montanha acima, uns 15 minutos depois nova bifurcação no ponto 2475m, seguimos pelo caminho mais longo, direcção Unter Rothorn(3100m), o trilho continua muito bonito, seguimos em parte por uma aresta até à última subida para o Rothorn(3103m).
Chegados ao Rothorn descemos a um colo, Furggji(2981m), aqui começa a subida para o Oberrothorn(3414m), 450m de desnível que se fazem bem em 45m/1h, a neve fez-nos companhia durante todo o dia, na subida para o Oberrothorn havia locais com acumulações na ordem dos 30cm, impressionante para um mês de Agosto, o tempo estava maluco, a Xarah como estava fresquinho estava com uma forma física impressionante!
Com 4h30m de caminhada chegava ao Oberrothorn(3414m), várias nuvens cobriam as montanhas de Mischabel e o Monte Rosa, felizmente durante todo o percurso foi possível apreciar a magnífica paisagem, são visíveis dezenas de picos com mais de 4000m, e então com esta neve fresca, que paisagem!
Tive uma boa meia hora no pico, travam 3 pessoas no pico, acharam piada à Xarah, o à vontade dela a caminhar nas zonas expostas, ela é demais!
Iniciei o regresso por volta das 18h, desci em 20 minutos até ao colo Fuggji(2981m) e seguimos pela versão mais curta até ao ponto 2475m onde reencontramos o trilho da subida, como já era bem tarde e já não andava ninguém a caminhar por ali vimos muita bicharada, perdizes, galinhas dos Alpes e muito, muito chamois.
Às 21h regressávamos ao local de partida, tinha ideia de ir dormir a outro sítio mas não mexi mais o carro.
Fizemos o jantar e ficámos de fora da carrinha, era noite de chuva de estrelas, numa meia hora eu e a Tixa vimos umas 5. Vim para dentro da carrinha e meti o despertador para dali a 2h30m para ir buscar a gopro que tinha deixado a fazer timelapse. Quando saio da carrinha às 00h30m ainda não havia lua, como estava uma noite de céu limpo estava bastante frio, via-se perfeitamente a via láctea, brutal, fiquei mais uma boa meia hora na rua a fazer exposições manuais mas para isso vesti 2 pares de calças e 4 casacos!
Que dia maravilhoso! Zermatt só traz boas recordações!
Vamos aos registos


timelapse Cervin
Teschalp



Teschalp
Weisshorn














Breithorn

Cervin/Matterhorn


Weisshorn
Cervin/Matterhorn





gypaette barbu









Weisshorn
Zinalrothorn













a Xarah
panorama O


Unterrothorn à esquerda



Unterrothorn

Oberrothorn à esquerda

Monte Rosa



trilho para o Oberrothorn






perto do cume




o nevoeiro tomava conta do panorama





a querida Xarah


nós no Oberrothorn



toca a descer

marmotas ao centro








e aproximava-se o fim do dia

Sem comentários:

Enviar um comentário