20-8-2017 Lac de Tseuzier - Lac de Ténéhe - Wildhorn(Aresta Este), Valais, Suisse

texto e fotografias: Xavier
ficha técnica:
distância: 27km
subida total: 1504m
descida: 1504m
altitude máx: 3248m
altitude min: 1780m
caminhada efectiva: 8h30m
tipo: linear
track: aqui
cotação: T4

video do dia

São várias as formas de abordar o Wildhorn(3247m), uma das únicas sem recurso a material de caminhada glaciar é percorrer a aresta Este.
Começamos esta caminhada no Lac de Tseuzier(1800m), seguimos pelo trilho marcado rumo ao Lac de Ténéhet(2440m) onde passamos com uma hora e um quarto de caminhada, neste lago abandonámos o trilho marcado e seguimos para NO, o "trilho" está marcado com mariolas, uns 45 min. Depois chegamos a um colo entre os glaciares de Ténéhet e Tungel. A partir deste colo o caminho é evidente, a aresta é bem larga, só na parte final é que fica mais estreita e mais inclinada mas sem dificuldade técnica, o céu estava nublado, provavelmente chegados ao pico não iríamos ver nada.
Com 4h de caminhada chegávamos à cruz no Wildhorn, existe um outro pico ao lado um pouco mais alto(3248m) onde só existe uma mariola e onde se chega facilmente.
O tempo continuava maluco, as nuvens vinham de norte, subiam o vale e desciam logo de seguida assim que passavam a aresta, o efeito phonen.
Numa aberta ainda conseguimos ver a Cabane des Audannes e o Galmerhutte?!, situados um de cada lado do Wildhorn, a montanha com este tempo maluco também é bonita mas este é um dos picos a revisitar com tempo bom, ainda por cima caminhamos no mínimo uma hora entre 2 glaciares, é realmente um percurso interessante.
Apreciada a vista, retomámos a caminhada, o regresso foi feito pelo mesmo caminho e o tempo foi quase o mesmo, só a partir do lac Ténéhet é que se pode acelerar o passo que é quando atingimos o trilho marcado, até lá a progressão tem que ser feita com cuidado, a rocha é um calcário bastante cortante.
Regressámos ao local de partida já depois das 8 da noite terminando assim mais um fim de semana intenso com 2 belas caminhadas a 2 picos com mais de 3000m.
Vamos aos registos

Lac de Tseuzier










Lac de Tseuzier









Lac de Ténehe



Lac de Ténéhe
Bishorn e Weisshorn









Chilchligletscher


glacier du Wildhorn




Uau

Tungelgletscher






glacier du Wildhorn


Wildhorn




Wildhorn
Wildhorn








vista para a cabane des Audannes
panorama S





vista para o Geltenhutte
no Wildhorn




ok, é hora de descer







lagopede


uma vez mais o tempo ficou melhor no fim de dia


montanhas de Mischabel, Bishorn e Weisshorn

Sem comentários:

Enviar um comentário