10-06-2018 Petit Mont - Schanis - Cheval Blanc - Hochmatt - Col de Hochmatt - Gros Adrey, Im Fang, Fribourg, Suisse

texto e fotografias: Xavier
ficha técnica:
distância: 9,74km
subida total: 821m
descida: 821m
altitude máx: 2051m
altitude min: 1390m
caminhada efectiva: 3h30m
tipo: circular
track: aqui


video do dia

Mais uma caminhada no cantão de Fribourg, uma estreita estrada liga Im Fang a Petit Pont, local magnífico rodeado de belas montanhas calcárias! No fim dessa estrada um enorme parque de estacionamento, adoro este país!
De Petit Mont seguimos pela estrada uns 10 minutos até encontrar o painel da região protegida do Hochmatt onde se encontram as placas azuis do caminho alpino para o Hochmatt, abandonamos a estrada e seguimos pelo trilho de pé posto, ganhamos altitude rapidamente e em 10 minutos passamos em Schanli, nova bifurcação, o caminho alpino divide-se em 2, seguimos a variante que sobe para a aresta e passa no Cheval Blanc, sem nunca perceber o porquê de ser um trilho branco e azul, com uma hora e pico chegamos à aresta que liga ao Cheval Blanc, o trilho continua sem qualquer dificuldade pela aresta Este do Cheval Blanc.
Chegados ao Cheval Blanc(2146m) é possível ver o Hochmatt a uns 15 min de distância, zona minada de ovelhas, o tempo parecia degradar-se mas a primavera é mesmo assim, muitas nuvens, de repente céu azul e 10 minutos depois nova degradação.
Com duas horas de caminhada passamos no Hochmatt(2151m), as montanhas que fazem fronteira entre os cantões Fribourg e Bern são as mais cativantes, são elas, Gastlosen, Dent de Ruth e Dent de Savigny para nomear alguns.
Prosseguimos para Sudoeste pela aresta, descemos ao Col de Hochmatt(1817m) e a partir daqui seguimos pelo estradão situado na base do vale rumo ao local de início onde chegamos uma hora depois, nesta parte do percurso sobressaem uma vez mais as montanhas Gastlosen, Dent de Ruth e Dent de Savigny.
Alguns registos


 Gastlosen




Dent de Ruth e Dent de Savigny





 Schanis

 Gastlosen




 Wandflue

Dent de Ruth
 Dent de Savigny





Gros Brun ao centro
 Cheval Blanc



 Cheval Blanc






 Hochmatt

 Hochmatt







 Hochmatt

 Cheval Blanc







 Dent du Bourgu, Dent du Chamois, Dent de Broc





 Dent de Ruth


 Dent de Brenleire

 Gastlosen

 Cheval Blanc



Sem comentários:

Enviar um comentário