18-06-2018 Ponte Santa Cruz - Laguna Wilcacocha(3725m), Huaraz, Cordillera Negra, Peru

texto e fotografias: Xavier
Ficha técnica:
Distância - 10km
Subida total - 630m
Descida total - 630m
Altitude min - 3150m
Altitude Max - 3725m
Tipo - circular
Cotação - fácil 
track: aqui

video do dia

No primeiro dia fizemos a caminhada à Laguna Wilcacocha(3725m), ideal para uma primeira caminhada na zona. Apanhamos um táxi no centro de Huaraz até Chihuipampa(3150m), que se situa a uns 15. min de Huaraz, normalmente todos os taxistas sabem o sítio onde deixar os turistas, o trilho começa na Ponte de Santa Cruz, passa a ponte e segue por um estradão breves minutos até que sai por um trilho de pé posto à esquerda, as marcações são setas azuis nas pedras, o trilho é simpático e a navegação é fácil, a qualquer momento passamos por locais e podem-se tirar dúvidas, com uns 40 min. de caminhada passamos no pequeno povoado de Santa Cruz(3370m), os tempos são meramente indicativos uma vez que depende do ritmo de cada um, a partir de Santa Cruz seguimos sempre por estradão que não é o tal trilho marcado com as setas azuis mas que também desemboca na Laguna Wilcacocha.
Com 2h de caminhada chegamos a esta simpática lagoa Wilcacocha(3725m), situada na Cordilheira Negra, por onde andava Maria, a simpática Quechua que passeava por ali o seu amigo lama de nome Alfredo, Maria cobrava 1 sol(25 cêntimos) por cada foto ao seu lama, por ali também andavam vários cães simpáticos que se aproveitavam da comida dos turistas.
A lagoa conta também com um belo miradouro para a Cordilheira Branca, por ali ficámos uma boa hora e meia a apreciar a paisagem, dar mimo aos cães e a almoçar.
Retomando a caminhada descemos então pelo trilho marcado com as setas azuis até quase ao local de início fazendo assim uma volta circular, uma simpática primeira caminhada em terras peruanas.
Para regressar a Huaraz bastou-nos esperar alguns minutos à borda da estrada para apanhar um colectivo.
Vamos aos registos

Ponte Santa Cruz





































Laguna Wilcacocha







o Alfredo























Sem comentários:

Enviar um comentário