09-09-2018 Fiescheralp - Marjelen Stausee - Strahlhorn(3026m), Valais, Suisse

texto e fotografias: Xavier
Ficha técnica:
Subida total - 820m
Descida total - 820m
Altitude Max - 3026m
Altitude min - 2212m
Tipo - linear
Cotação - T5
track: não disponível


video do dia

Outro dos picos que estava na minha lista, estava só à espera do bom momento para subir ao Strahlhorn, caminhada difícil, T5, mas com um panorama de sonho, uma vista de sonho para o maior glaciar dos Alpes, o Aletsch.
Chegámos a Fiesch por volta das 9, apanhamos o teleférico para Fiescheralp, 20 francos por pessoa, ida simples, ida e regresso são 27 francos por pessoa.
Começamos a caminhada em Fiescheralp(2212m), seguimos as indicações Marjelen e damos a volta à encosta sem passar pelo túnel, passamos ao lado do lago Marjelen(2350m) e apontamos à face Sul do Strahlhorn(3026m), não vimos mariolas de maneira que fomos nos aproximando da face pelo caminho que nos parecia mais fácil, aparentemente o melhor caminho parecíamo-nos pelo meio de um corredor, enfiamo-nos nesse corredor e a coisa fica mais complicada que o previsto, numa secção fica extremamente íngreme, é proibido cair para trás, a meio desse corredor existe uma possibilidade de saída, continuei pelo lado esquerdo desse corredor até ao pico com várias secções de escalada, mas a rocha é boa e tem bons apoios, foi uma escalada magnífica, ao chegar perto do pico vejo o caminho que afinal subia pelo lado direito do corredor, era por ali que devia ter subido, era por ali que ia descer.
Cheguei ao pico do Strahlhorn(3026m) com umas 4 horas de caminhada, muito por causa da procura de itinerário na subida, o cenário estava incrível, tinha vista para o glaciar Aletsch em todo o seu comprimento, indiscritível!!
Almocei por ali e fiquei no pico uns bons 45 min. , rapidamente chegou a hora de retomar a caminhada, desta feita desci pelo bom caminho, é bastante íngreme mas faz-se bem, é um T5(caminhada alpina exigente) correcto.
De regresso ao lago Marjelen optámos por seguir pelo túnel de forma a regressar a Fiescheralp mais rápido, como estávamos com um horário curto descemos pelo teleférico para Fiesch.
Que fim de semana brutal, 2 magníficos 3000’s.
Alguns registos 

















Strahlhorn à direita
Strahlhorn
Marjelen Stausee



Strahlhorn





glaciar do Aletsch













enfiei-me neste corredor mas existe uma espécie de caminho bem mais seguro do lado direito

aqui continuei pela esquerda e o dito caminho continua do lado direito


blocos e mais blocos




pico à vista
Aletsch
o maior glaciar
dos Alpes





Strahlhorn(3026m)

Jungfrau, Jungfraujoch e Monch


Wannenhorn


que sítio, que dia, que caminhada!




agora vou descer pelo caminho "normal" T5
lagopède alpin


bem inclinado
magnífico












Strahlhorn, seguramente um pico a repetir




Gletschertube



túnel





1 comentário:

  1. Espectacular. Mas não entendi como foste pelo corredor dos pedregulhos...TODA A GENTE SABE O MELHOR CAMINHO ERA PELA DITEITA...DAAA.

    ResponderEliminar