11-11-2018 La Planche - Col de Neuva - Col de Rebollion - Dent d'Oche - Chalets d'Oche - Col de Pavis - Chalets de Neuteu, Chablais, Haute-Savoie, France

texto e fotografias: Xavier
Ficha técnica:
Distância - 16,21km
Subida total - 1557m
Descida total - 1557m
Altitude Max - 2222m
Altitude min - 1190m
Tipo - circular
Cotação - T4
Caminhada efectiva - 5h30m
track: aqui


video do dia

Este Domingo acordou chuvoso mas anunciavam melhoras com o avançar do dia.
Passei a fronteira em St. Gingolph e fui até La Planche(1200m), depois de Novel, conduzi até onde se pode estacionar o carro e dei início a esta caminhada, a ideia passava por fazer uma volta circular e subir ao pico do Dent d’Oche, assim foi.
De La Planche sigo para o Col de Neuva, subo sempre por um estradão de terra batida até ao Col de Neuva, passando em Neuva Dessous e Neuva du Millieu, a partir do Col de Neuva(1775m) é quando a coisa começa a ficar interessante, o trilho passa a ser de pé posto e vou-me aproximando do Dent d’Oche, uns 20 minutos depois passo no Col de Rebollion(1925m) situado a Oeste do Dent d’Oche, 5 minutos passados chego a uma bifurcação, para baixo Chalets d’Oche e para cima continuo para o refúgio Dent d’Oche, após alguns zigue-zagues chego à parte que se encontra equipada com correntes num estreito corredor, seguem-se várias partes com correntes até ao refúgio, o refúgio(2140m) está num sítio brutal!
Do refúgio vê-se uma cruz situada na antecima do Dent d’Oche, seguem-se mais secções com correntes, um pouco mais delicado do que até ali, as correntes dão uma ajuda fundamental para progredir naquele calcário liso e extremamente escorregadio, felizmente não encontrei neve até ao pico do Dent d’Oche(2222m), cheguei lá com 2h20m de caminhada.
A minha ideia passava por fazer a travessia do pico e descer pela aresta Este mas logo no início o “trilho” passa para a face Norte e aí sim havia neve e gelo, era visível desde o pico, uma escorregadela naquele sítio é morte certa.
Almocei no pico e fiquei por ali uma meia hora, entretanto o frio entranhou-se nos ossos e tive que retomar a marcha.
Desci então pelo mesmo sítio até à bifurcação, dali continuei a descer para Chalets d’Oche(1628m), chegava a hora de voltar a subir, primeiro até ao Lac de La Case e depois até às Portes d’Oche, esta parte entre os Chalets d’Oche e as Portes d’Oche é muito bonita, o tempo estava bom e o céu maluco, permitindo umas fotos interessantes.
Chegado a Portes d’Oche dou com outro cenário belo, o Lac de Darbon à direita mais abaixo e à minha frente o Col de Pavis(1943m) para onde queria ir, o trilho flanqueia a encosta Sul do Château d’Oche. 
No Col de Pavis(1943m) estava um vento gélido, continuei para Este e 10 minutos depois passo por um simpático grupo de bouquetins machos com enormes cornos, já no dia anterior tinha visto uma centena, é porreiro saber que existe tanta bicharada aqui no Chablais(onde moro).
Fiquei por ali uns 15 minutos a apreciar aqueles belos animais e retomei a descida rumo aos Chalets de Neuteu(1702m), situados num belo local, deste ponto continuei a descer pela bela floresta e uma meia hora depois regressava ao local de início quase de noite terminando o fim de semana com uma magnífica caminhada alpina.
Alguns registos






Col de Neuva







Dent d'Oche















corredor estreito com correntes






Lac Léman



Refuge de la Dent d'Oche





panorama N



panorama E
panorama S

Cornettes de Bise
Dents du Midi
Mont Blanc





hora de descer










de regresso ao corredor estreito






Roc du Château d'Oche




Dent d'Oche






Col de Pavis

Lac de Darbon
Mont Blanc




























2 comentários: