29-11-2018 Fitz Roy Tour Day 3, Poincenot Camp- Laguna de los 3 - Laguna Madre - Loma de las Pizarras - El Chaltén, Parque Nacional Los Glaciares, Patagonia Argentina

texto e fotografias: Xavier

Ficha técnica:
Distância - 30,49km
Subida total - 1478m
Descida total - 1810m
Altitude Max - 1586m
Altitude min - 396m
Tipo - linear
Cotação - difícil
Caminhada efectiva - 11h
track: aqui


video do dia

Levantei-me às 4h30m, comi algo, frontal na cabeça e comecei a caminhar rumo à Laguna de los 3 para ir ver o nascer do sol, a Tixa estava com a moleza decidiu ficar na tenda.
À medida que ia subindo nas minhas costas os laranjas começavam a revelar-se, o céu continuava muito nublado, às 5h25m, 15 minutos antes do Sol sair do horizonte, chegava à Laguna de los 3, pena o Fitz Roy estar embrulhado nas nuvens.
Às 5h40m aparecem os primeiros raios de sol e projetam magníficas cores na montanha Fitz Roy, algo que durou escassos minutos, rapidamente o Sol se escondeu atrás das nuvens.
Fiquei por ali umas 3 horas, aproximei-me da Laguna de los 3 e subi a um rochedo de onde se tem vista para a Laguna Sucia.
Por volta das 8h30m começou a ficar super fresco, regressei ao acampamento Poincenot, arrumámos as tralhas, tomámos mais um pequeno almoço e continuámos a nossa aventura, tínhamos pensado em subir neste dia à aresta Loma de las Pizarras mas como o tempo estava fusco provavelmente íamos alterar o plano, embrenhamo-nos na floresta e encontramos uma árvore com um buraco perfeito para meter a cabeça, como ela era oca conseguíamos meter o corpo lá dentro, o que nos rimos com o resultado das fotos!!
Pouco depois passamos na Laguna Madre e na Laguna Hija, continuando para Sul chegamos ao início da aresta, como o tempo parecia melhor acabámos por ir rumo à aresta, procurámos um sítio para deixar a minha mala uma vez que iríamos regressar pelo mesmo caminho, a aresta é bem arredondada e tem mariolas, é muito estética é um constante miradouro a 360 graus, demorámos umas 3h20m até chegar ao ponto que antecede o pico Loma de las Pizarras, é um percurso absolutamente fantástico, havia algum céu azul, infelizmente o Fitz Roy nunca limpou completamente mas como já tinha tido sorte nos dias anteriores relativizei a coisa, existem casos de pessoas que ficam 2 semanas em El Chaltén e nunca conseguem ver o Fitz Roy, eu consegui ver logo no primeiro dia no incrível Paso del Cuadrado.
Ficámos por ali uns 45 minutos e chegava a hora de regressar, o plano inicial era ir dormir ao acampamento Agostini, mas entretanto já tínhamos mudado de ideia, queríamos começar no dia seguinte o incrível circuito Huemul, ou seja, nem que chegássemos a El Chaltén às 22h não haveria problema, queríamos ir lá dormir e se possível comer um bom bife de 400g de vaca com fritas e ovos estrelados!!
Sabíamos que para chegar a El Chaltén teríamos ainda umas boas 5 horas de caminhada, descemos a aresta a um bom ritmo, recuperámos a minha mala e descemos primeiro para uma bifurcação que vai para a Laguna Torre, neste ponto vimos um pica pau ali a uns 2 metros de nós a trabalhar freneticamente, que moca!
Seguiu-se 1h45m de caminhada a um ritmo constante passando por mais uma bela floresta e por volta das 21h chegávamos a El Chaltén, eu estava bem moído, foram 30km com 1700m de desnível.
Fomos directos ao hotel Patagonicus onde tínhamos deixado um pequeno saco com a comida para os outros 4 dias, estava cheio e a super simpática Ana ajudou-nos a encontrar outro sítio para dormir, fomos para o Kai Si Une da super simpática Patrícia, deixou o restaurante aberto um pouco mais de propósito para nós, a lá está, o belo bife de vaca com as fritas e ovos, chegava assim ao fim esta primeira aventura de 3 maravilhosos dias ao redor de El Chaltén e do Fitz Roy, a nossa própria versão do Tour do Fitz Roy. Viva El Chaltén, no dia seguinte iríamos dar início a outra aventura inesquecível!
Vamos aos registos 



Bom dia!






Laguna de los 3










Laguna Sucia


















regresso à tenda no acampamento Poincenot









o que nos rimos com esta árvore!!





a aresta rumo ao Loma de las Pizarras























Laguna Torre

Laguna Madre, Hija e Capri

rumo à Loma de las Pizarras














o Fitz Roy escondido nas nuvens





nós na aresta da Loma de las Pizarras



















o Cerro Torre também escondido nas nuvens
a caminho de El Chaltén

por onde tínhamos andado






condor





El Chaltén

Sem comentários:

Enviar um comentário