30-11-2018 Huemul Circuit Day 1, El Chaltén - Laguna Toro Camp, Parque Nacional Los Glaciares, Patagonia Argentina

texto e fotografias: Xavier


Ficha técnica:
Distância - 17,44km
Subida total - 746m
Descida total - 472m
Altitude Max - 1058m
Altitude min - 396m
Tipo - linear
Caminhada efectiva - 5h10m
track: aqui


video do dia

Depois de um belo jantar e uma boa noite de descanso estávamos prontos para mais uma aventura de vários dias de malas às costas.
Para fazer o Circuito Huemul é obrigatório levar um arnês, 2 mosquetões, uma linha de vida, isto por pessoa, e uma corda fina de 35m, ao fazer o registo nas instalações do parque nacional, que é obrigatório, os guardas verificam se tens efectivamente esse material no saco, o registo é nada mais que a data de saída e uma data prevista de chegada, se passarem 48 horas da data prevista e não tiverem entregado o papel que confirma o vosso regresso enviam equipas de busca à vossa procura.
As lojas para alugar o material abrem às 10 da manhã, tomámos o belo pequeno almoço no hotel, às 10 e pico fomos alugar o material, alugámos na loja Camping Center, pagámos 200 pesos argentinos por pessoa que é o preço por dia e tive que deixar o meu passaporte como caução.
Existem 2 passagens no percurso de 65km onde existem tirolesas, cabos de aço, para atravessar os rios, daí a obrigatoriedade de levar o material.
Alugado o material fomos às instalações do parque nacional fazer o registo, os guardas, como toda a gente em El Chaltén, são muito simpáticos, vimos também o vídeo explicativo do percurso, certifiquem-se que percebem bem todas as instruções!

Por volta da uma da tarde dávamos início ao Circuito Huemul, o percurso começa precisamente nas instalações do parque nacional, o tempo previsto para o primeiro dia é de 6 horas de caminhada.
Neste primeiro dia o percurso encontra-se bem marcado, é o dia onde o trilho é mais evidente, preparam-se para molhar os pés, existem várias passagens onde atravessamos pântanos, normalmente existem troncos de madeira para evitar mas nem sempre é o caso, certifiquem-se que levam vários pares de meias!
O tempo estava nublado, com 1h40m passamos numa bifurcação onde seguimos para a Laguna Toro, depois segue-se uma boa hora em floresta intercalando com zonas húmidas, entretanto começamos a entrar no vale do Rio Túnel e apanhamos com um vento gélido de frente, a partir daqui seguimos por uma floresta bem mais rasteira, atravessamos dois rios e com 5h15m de caminhada efectiva chegamos ao primeiro acampamento, acampamento Laguna Toro, uma floresta antiga completamente abrigada a Norte e a Oeste, onde uma vez mais existem enormes resguardos redondos feitos com grandes troncos e que protegem enormemente as tendas dos ventos patagonicos.
Montámos tranquilamente a tenda, comemos e ficamos por ali a apreciar a tranquilidade do lugar.
Alguns registos
 o Fitz Roy à direita




 c´est parti
 Cerro Torre e Fitz Roy
























 parte húmida




 Cerro Huemul


 Paso del Viento ao centro












 bem instalados







Sem comentários:

Enviar um comentário