14-05-2015 Fald - Brunne-biel - Wyssbach - Blatt - Gand, Val Bintal, Valais, Suisse

Depois de 4 dias em Portugal para matar saudades da família estávamos de volta à Suiça para outros 4 dias de férias, tínhamos em mente fazer um tour de 4 dias a acampar mas a meteorologia não estava favorável, preparámos a carrinha com o necessário para 4 dias e arrancámos em direcção ao Alto Valais com destino ao Grimselpass(2165m), é um colo como tantos outros no Alto Valais que se encontra fechado à circulação durante mais de 6 meses devido à neve, com as temperaturas que tinham estado pensávamos que já estivesse aberto por esta altura mas assim que passamos Martigny, num dos painéis que se encontram na auto-estrada a indicar se os colos estão abertos ou fechados, constantamos que ainda estava fechado, parámos no parque seguinte e repensámos a coisa, isto eram umas 23h e ainda não tínhamos ideia onde ir dormir, e então procurar um sítio em umas 10 cartas topográficas não é fácil, é tão bom ter tanto para conhecer!
Mantemos a direcção Alto Valais, passamos Brig e pouco antes de passar em Fiesch subimos para Binn, passamos esta pequena localidade e continuamos para o interior do vale até Fald(1520m) onde dormimos num pacato parque de estacionamento já para lá da uma da manhã.
No dia seguinte quando o Sol já batia na carrinha saímos e tomámos o pequeno almoço traquilamente, preparamos as coisas a pensar numa possível dormida na parte invernal do Bintalhutte e começamos a caminhar.
De Fald(1520m) seguimos para Este pela margem Sul do rio principal do Val Bintal mas 20 minutos depois encontramos uma corga com bastante neve e sem pegadas, pareceu-nos perigoso e após uma análise ao mapa vimos que depois desta corga ainda vinham muitas mais até mudar para o outro lado do vale, decidimos abortar e regressar a Fald.
Recomeçamos agora na margem norte do rio, ou seja numa encosta virada a Sul, que supostamente tem sempre menos neve, subimos um pouco e embrenhamo-nos na floresta subindo gradualmente, nas várias bifurcações que vamos encontrando seguimos sempre Bintalhutte, passamos em Schineregmach(1775m), Brunne-biel e Freichi(1830m).
Em Wyssbach(1981m) passamos numa pequena ponte e continuamos a subir agora com uma maior inclinação jogando com a orografia do terreno e evitando as partes nevadas, não conhecendo o terreno sem neve é sempre um risco, com alguma facilidade chegamos a Blatt(2134m) mas a partir daqui a progressão já era bem complicada e decidimos abortar, ainda bem porque no dia a seguir nevou uns bons 25cms nesta região.
De regresso a Wyssbach optámos por fazer uma volta circular uma vez que ainda tínhamos tempo, subimos até Gand(2160m) e também apanhámos várias pequenas corgas com neve que nos atrasaram um pouco a progressão. Descemos para Eggereboda(1975m) e pouco depois passávamos em Schineregmach(1775m), a partir daqui o trilho foi o mesmo até regressar ao carro, resultado, 8 horas de caminhada e mais um belo dia na montanha.
Chegados ao carro jantamos, descemos novamente à zona de Brig e subimos para o outro lado da montanha, mais concretamente para Taatsche(1800m) situado acima de Blatten(1327m), deste ponto beneficiamos de uma alargada vista para a zona do Simplon e lá bem no fundo do vale encontra-se Brig, este local era também o nosso local escolhido para começar a caminhar no dia seguinte, a meteorologia previa neve acima dos 1500m mas queria confirmar porque já vi muitas previsões a darem para o torto, normalmente tenho o hábito de colocar o despertador tipo 3.30/4 da manhã para fazer algumas longas exposições e quando acordei chovia forte, por volta das 8 da manhã parou, ficámos seguramente mais uma hora e meia na carrinha e quando arredamos o lençol tínhamos o vidro completamente coberto de neve, quando abrimos a porta damos com o cenário à nossa volta todo pintado de branco, abortámos logo os planos e regressamos à base, a Monthey.
Alguns registos
percurso efectuado

a tralha
Xarah
Fald

a corga que nos fez abortar logo ao "início"

a Xarah no refresco

Blatt

a Xarah e a Tixa em Blatt
360 Blatt
curiosidade

o refúgio fica nesta direcção
panorama Sul de Blatt
panorama Este de Blatt

nós por cá

e o tempo agravava-se
Gand

que jardim

Fald
regresso ao local de partida