18-04-2015 Pinsec - Bisse des Sarrasins - Les Voualans, Val d'Anniviers, Valais, Suisse

texto e fotografias: Xavier

Os skis ainda andavam no carro mas a neve já se encontrava a cotas muito altas, para recomeçarmos as grandes caminhadas temos que aguardar que derreta mais um pouco, nesse meio tempo vamos fazendo algumas caminhadas a cotas mais baixas.
Neste sábado voltámos ao Val d'Anniviers para percorrer a espectacular Bisse des Sarrasins , em Vissoie seguimos em direcção a Grimentz e pouco depois de passarmos o rio Navisence seguimos para Pinsec(1292m) onde estacionamos. Começamos por descer uns 300/350m de desnível para ir de encontro ao percurso da Bisse des Sarrasins uns 20 minutos depois.
O percurso segue sempre sem oscilações de relevo tirando esta parte inicial e uma meia hora depois de entrarmos no percurso começamos a percorrer as várias partes com as passadeiras de madeira cravadas nas encostas íngremes, seguindo mais ou menos o traçado da antiga levada, só em alguns pontos é possível ver vestígios da mesma.
Com cerca de hora e meia de caminhada chegámos a Les Voualans(1023m), voltámos para trás optando por não subir a Vercorin(1320m), tínhamos ainda umas voltas para dar neste Sábado e para tal tínhamos que acabar cedo.
São várias as partes com passadiços de madeira e de comprimentos variados, um chega a ter uns 5 minutos de extensão.
O regresso foi pelo mesmo caminho a um passo acelerado, o tempo esse aguentou-se pouco nublado contrariando as previsões que apontavam chuva.
Foi uma caminhada curta mas muito produtiva num total de 2h30m/3h de caminhada.
Percorremos o trilho algumas semanas antes da levada ser inaugurada e como tal os vários painéis informativos ainda não estavam colocados nos devidos locais.
Toda a informação da Bisse des Sarrasins pode ser encontrada aqui.
Vamos aos registos


percurso efectuado
Pinsec

Pinsec










dá-lhe tola







explicação do fenómeno dos anéis no pinheiro












um única parte em que temos que nos baixar e arrastar para passar debaixo duma pedra

agora de perto









Fang do outro lado do rio











Les Voualans




regresso a Pinsec

Sem comentários:

Enviar um comentário