05-08-2018 Siviez - Chervé - Les Troutses - Les Louèrettes(3068m) - Combatzeline, Val de Nendaz, Valais, Suisse

texto e fotografias: Xavier


Ficha técnica:
Distância - 15,65km
Subida total - 1378m
Descida total - 1378m
Altitude Max - 3068m
Altitude min - 1730m
Tipo - parcialmente circular
Cotação - T4 
Caminhada efectiva - 6h
track: aqui

video do dia

Regresso ao Val de Nendaz, não existe informação na net sobre a subida ao pico Les Louèrettes(3069m) mas pelas linhas de desnível do vale de Les Troustes parece exequível.
Começámos a caminhada em Siviez(1730m), passamos o rio e começamos a subir, em 10 minutos passamos em Les Chottes(1865m), continuamos a subir para a ancien Bisse de Chervé(2250m), ao atingir a levada continuamos para Norte por pouco tempo até chegar à linha de água do vale de Les Troutses, a Tixa ficou por ali com a Xarah e eu continuei até ao colo existente no fim do vale, não existe caminho, de vez em quando vi mariolas mas creio que o mais simples é subir sempre próximo da linha de água, a partir dos 2700m o verde dá lugar ao cinza e a partir daqui avanço entre blocos.
Chegado ao colo(2900m) sigo pela aresta à minha direita, mas o pico Les Louèrettes fica ainda mais distante, o melhor será partir diagonalmente para SE, segui até ao pico que fica do lado direito do colo ao chegar ao pico é que vi que Les Louèrettes fica um pouco mais à Este, nesta parte fiquei uns bons 20 minutos a apreciar 4 bouquetins que pareciam não se incomodar com a minha presença, tive ali a uns 10m deles tranquilamente.
Continuei pela aresta para não perder altitude, tem algumas partes em que é preciso usar as mãos mas nada de muito técnico, com 3h15m chegava a Les Louèrettes(3069m), fiquei por ali uns 45 minutos a apreciar a paisagem, incluindo o possível trilho para uma subida ao Le Métailler(3213m) pelo Vale Crouye Grandze, para uma próxima.
Apesar de nublado o tempo, estava-se mesmo bem aos 3000m nesta semana canicular.
Retomada a caminhada faço nova paragem ao pé dos bouquetins que já tinham mudado de sítio incluindo o velho macho com uns cornos enormes tinha mudado de sítio, permitindo umas fotografias fabulosas.
Desta feita desci diagonalmente para o colo, este deve ser o caminho a percorrer também na subida, do colo desci a um bom ritmo e reencontrei a Tixa e a Xarah à beira de uma pequena lagoa antes de reencontrar a levada.
Ao chegar à levada viramos à direita para Combatzeline(2230m) onde passamos uma meia hora depois, dali descemos pelas pistas de ski até um estradão e continuando a descer por esse estradão passamos novamente em Les Chottes, 10 minutos depois regressávamos ao local de início terminando assim mais um belo fim de semana no Valais com 2 simpáticos picos 3000.
Alguns registos
Siviez










Chervé
vale Les Troutses




Les Troutses








Les Louèrettes à esquerda
Dent Blanche






magnifico momento com os bouquetins













Les Louèrettes ao centro







Le Métailler
e a sua aresta NO, que iria percorrer algumas semanas depois

panorama E




Mont-Fort


glacier d'Orchera





na descida





daqui apontei a festo para o colo
olhar para trás












passava aqui uma levada
Combatzeline

Sem comentários:

Enviar um comentário