28-07-2018 Cheneil - Col di Nana - Becca Treccare(3033m) - Becca di Nana(3003m), Valle d'Aosta, Italy

texto e fotografias: Xavier
Ficha técnica:
Distância - 15,91km
Subida total - 1288m
Descida total - 1288m
Altitude Max - 3030m
Altitude min - 2000m
Tipo - parcialmente circular
Cotação - T3+ 
Caminhada efectiva - 6h15m
track: aqui

video do dia

Neste último fim de semana de Julho a Tixa não trabalhou no Sábado, aproveitámos para ir passar o fim de semana fora, procurámos o sítio onde a meteorologia parecia mais favorável, na sexta à noite fomos dormir ao Vale do Cervin(Matterhorn), situado não muito longe de Aosta, em Itália, mais concretamente fomos dormir ao parque de estacionamento de Barmaz(2005m), perto de Cheneil.
Sabíamos que a partir das 14h deste Sábado ia chover à bruta, pensámos em algo não muito longo e sobretudo começar cedo.
Tomámos tranquilamente o pequeno almoço, já tínhamos saudade de dormir na carrinha, começámos a caminhar às 8 e pouco, subimos para Cheneil(2105m), deste ponto saem uma série de trilhos marcados para vários picos com mais de 3000m e bastante acessíveis, nós seguimos pelo trilho n.1 , coincidente com o trilho da grande rota da Alta Via 1.
Subimos para o Col des Fontaines, de seguida o trilho desce um pouco, passa ao lado de um pequeno lago e volta a subir para o Col di Nana.
Neste colo ficamos com o Becca de Treccare(3033m) à esquerda e o Becca di Nana(3003m) à direita, o trilho para o Becca di Treccare é nítido e marcado com o número 3C, pouco depois de sairmos de colo vemos um grupo de uns 10 bouquetins machos, estavam inclusive a treinar para as batalhas, momento giro.
O trilho junta-se à aresta Este do Becca di Treccare, depois basta seguir pela aresta até ao cume, um simpático T3 que mais parece um T2.
O céu já se encontrava nublado mas a vista estava bonita, os cumes circundantes ainda não estavam cobertos, prestei especialmente atenção à aresta que seguia para o outro lado do Col di Nana rumo ao Becca di Nana, tinha um óptico aspecto. 
Apreciada a paisagem descemos pelo mesmo caminho ao colo e eu dei uma saltada ao Becca di Nana(3003m), do colo ao pico são uns 20 minutos, não tem trilho marcado(a não ser umas pintas vermelhas) mas é evidente o caminho a seguir, sempre próximo da aresta, ora à esquerda ora à direita, ao chegar à barra rochosa existe uma ou duas partes algo expostas, mas nunca passa de um T3+.
Quando cheguei ao pico já se via o mau tempo que vinha de Aosta na minha direcção, fiz meia dúzia de fotografias e começou a pingar, despachei-me a descer pelo menos para passar a primeira parte que se faz melhor com a rocha seca.
Em 15 minutos regressava ao Col de Nina, seguimos rumo ao Col des Fontaines e mesmo antes da pequena subida para este colo saímos à esquerda passando à esquerda do Punta Falinere(2763m), parámos num pequeno lago(2559m) para almoçar, estávamos relativamente perto do local de início e o tempo estava a aguentar-se.
Repasto tratado passamos no Santuário Clavalité e pouco depois no Col Cheneil onde começou a anunciada chuva, restou-nos acelerar o passo e regressámos ao local de início completamente encharcados por volta das 15h, felizmente uma hora e pouco depois a chuva parou e veio um pouco de Sol, mesmo a calhar para secar tudo, o resto do dia foi passado na zona recreativa de Champlève a “pastar a vaca”, jantámos por lá e voltámos ao parque de estacionamento de Barmaz onde dormimos novamente.
Alguns registos




Cheneil



Matterhorn











Col des Fontaines




Becca Treccare, Col di Nana e Becca di Nana


Col di Nana



maciço do Monte Rosa
Becca Treccare









Becca di Nana

a aresta para o Becca Treccare





Matterhorn escondido
Becca Treccare









a aresta a seguir para o Becca di Nana











Becca di Nana










olhar para trás, na descida

















umas 3 horas depois
secar a tralha
bom apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário