21-07-2018 La Forclaz - La Tsaté - Remointse du Tsaté - Pointe du Bandon(3064m), Val d'Hérens, Valais, Suisse

Ficha técnica:
Cotação - T3 até ao ponto 3064
Caminhada efectiva - 3h30m

Regresso ao Val d’Hérens para subir a mais um pico 3000
Levei o carro até La Forclaz(1750m), onde já comecei dezenas de caminhadas.
De La Forclaz sigo as indicações Col du Tsaté, subo um pouco por um caminho largo até que próximo de uma linha de água passo a caminhar em trilho de pé posto, passo em Tsaté, continuo a subir para Remointse du Tsaté, o tempo continuava muito nublado mas aguentava-se sem chover mas tinha a certeza que uma vez no pico não iria ver nada a não ser cinza à minha volta.
De Remointse du Tsaté continuo para o colo, aos 2650m, onde é possível admirar o Col du Tsaté, fica bem visível a aresta SW do Pointe du Bandon, é neste local que abandono o trilho marcado e subo para a aresta.
Bastava agora vencer os 300m de desnível seguindo sempre pela aresta sem qualquer dificuldade.
A aresta “termina” aos 3064m, num pico pouco individualizado, uns 100m a norte via umas mariolas num pico um pouco mais alto do que onde estava, deduzo que esse seja o Pointe du Bandon(3073m), do local onde estava era extremamente perigoso continuar para lá, existem vários ressaltos perigosos, a rocha estava molhada e estava com a Xarah, portanto fiquei por ali.
O cenário como previsto estava cinzento, tratei de comer algo e entretanto começou a chover e não mais parou, era hora de regressar, o caminho de regresso foi feito integralmente pelo mesmo caminho de subida mas a um ritmo mais forte.
Alguns registos

La Tsaté

Remointse du Tsaté

aqui saio à esquerda de encontro à aresta
aresta SO

Pointe du Bandon(3064m)
à direita creio ser o pico Pointe du Bandon(3073m)