09-05-2019 Santa Maria Navarrese - Monte Scoine - Monte Oro - Baunei - Us Piggius - Pedra Longa, Baunei, Ogliastra, Sardenha, Italy

ficha técnica:
Distância - 25,59km
Subida total - 1700m
Descida total - 1700m
Altitude Max - 670m
Altitude min - 20m
Tipo - circular
Caminhada efectiva: 8h

Épica caminhada esta, começamos em Santa Maria Navarrese, concretamente no parque do hotel Belavista, onde tem início o Selvaggio Blu, um trek de 4/5 dias até à Cala Sisine, não existe água em todo o caminho e tem várias partes de rappel, acabámos por passar os 3 dias seguintes na zona deste percurso.
Do parque de estacionamento começamos por subir rumo ao Mont Scoine, como passamos mesmo ao lado decidi dar uma saltada, é um desvio de 120m de desnível, a subida ao pico tem algumas partes em que é preciso tirar as mãos dos bolsos, foi um óptimo desafio para começar o dia, o panorama estava bonito, desço e volto a passar ao lado de um outro pico, o Mont de Oro, desta feita o desvio é de 170m de desnível e o trilho é bem mais simples, o cenário estava igualmente bonito.
Desço e passo ao lado de Baunei rumo ao miradouro Ovile Us Piggius, nesta parte se não fosse a aplicação no telemóvel não me tinha safado, há demasiados carreiros e não existe pontos de referência, entretanto já com uns 14km de caminhada chegámos ao fantástico miradouro, que é o ponto alto da primeira etapa do Selvaggio Blu, é um sítio fora de série, abre-se um vale enorme à nossa frente ladeado por enormes falésias de cada lado, ao fundo as águas transparentes e a icónica Pedra Longa, o resto do percurso pertence na íntegra à primeira etapa do Selvaggio Blu, descemos um pouco e parámos numa sombra para arrefecer o corpo e almoçar, com uma vista magnífica para a Pedra Longa, a continuação do trilho é brutal, aproximamo-nos da costa e chegamos ao parque de estacionamento da Pedra Longa pela lado norte, parámos no café ali existente para uma pausa Coca Cola, nestas ocasiões cai muito bem, já levávamos quase 20kms percorridos estavam uns bons 25 graus.
Após esta pausa retomámos a marcha para ligar o parque de estacionamento da Pedra Longa a Santa Maria Navarrese, por volta das 18h regressávamos ao local de início com uns bons 25kms percorridos, que dia fantástico!